3 diferenças entre educar e socializar seu filhote

0204 3 principais diferenças entre educar e sociabilizar seu filhote

Ainda que sejam processos complementares, educar um pet é diferente de socializá-lo. Entretanto, ambos os processos são importantes para que o filhote cresça sabendo os limites impostos por nós. Além dos limites próprios dele mesmo, condicionados a partir do adestramento. Siga a leitura e saiba as 3 diferenças entre educar e socializar seu filhote. 

Socializar

Ao contrário do que muitos pensam, socializar não é fazer ele interagir com outros cachorros e pessoas, apesar de que isso também faz parte do processo. Ou seja, socializar consiste em associar todos esses estímulos novos, pessoas, barulhos, cachorros, pisos, lugares, cheiros com coisas boas. Sendo assim, a forma correta de fazer é reforçando positivamente após apresentar esses novos estímulos. Assim, ele vai associar esse novo estímulo com alguma coisa boa. Como por exemplo, uma brincadeira, um carinho ou petisco. Ao contrário da crença popular, socializar não é apresentar seu filhote para 100 pessoas antes dos 4 meses de vida. Até porque a principal parte dessa apresentação é a associação com coisas boas.

3 diferenças entre educar e socializar seu filhote

Como dito acima, não existe segredo para garantir uma boa educação ao cachorro desde o início da vida. Mas isso não significa que uma boa socialização e educação não possam ajudar os tutores. Entenda as três diferenças entre educar e socializar seu filhote:

- Educar um pet envolve ensinar comportamentos desejados, como sentar e ficar, enquanto socializar é expor o animal a diferentes ambientes, pessoas e animais para desenvolver habilidades sociais.

- A socialização visa evitar problemas comportamentais futuros, enquanto a educação busca criar um vínculo baseado em confiança e respeito.

- Outra diferença é que educar exige consistência nas regras e limites, enquanto socializar requer exposição controlada e positiva a estímulos diversos.

Socialize seu filhote com a Dog's Play

Ambos são importantes para o bem-estar e a saúde mental do animal, contribuindo para uma convivência harmoniosa com os humanos. Assim, além das dicas anteriores, é válido que o tutor sempre:

- Epere a hora certa de recompensar o pet, que deve estar em estado calmo e obediente para receber o seu agrado.

- Falar sempre de forma clara com palavras curtas sempre de forma objetiva e com serenidade.

Ser consistente, ou seja, o que é permitido é permitido sempre, e o que não é permitido não é permitido nunca. Do contrário, o pet nunca conseguirá compreender as regras.

Alguns filhotes, por inúmeras razões, tendem a ser ansiosos e/ ou agressivos ainda muito jovens. Por isso, é muito importante que os tutores usem e absuem desses estímulos ainda enquanto eles são pequenos. Para isso, você pode contar com a Dog’s Play para socializar e educar o seu filhote. Assim, ele vai crescer entendendo seus limites e se tornará uma presença mais agradável para outros pets e humanos também.

Preencha o formulário e agende uma avaliação gratuita agora mesmo em nossa creche!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: