5 comandos importantes para ensinar para seu cachorro

5 coisa para ensinar seu cao 13_10

Qual tutor de pet não gostaria de ter um cão obediente? Especialmente se os comportamentos favorecerem a convivência com outras pessoas ou animais, assim como o respeito às regras da casa. Por isso, eles conseguem aprender o que pode ou não pode a partir do adestramento. Quer saber como e quais comandos ele deve aprender? Então saiba 5 comandos importantes para ensinar para seu cachorro.

Qual a melhor idade para adestrar um cachorro?

Um tutor sempre pode adestrar seu pet. Mas quanto antes o adestramento começar, mais fácil será o processo. Sendo assim, a melhor idade para começar é a partir dos 60 dias de vida. Ou seja, você já pode iniciar o adestramento com o cão ainda filhote.

Os comandos clássicos são os primeiros a passar na cabeça de qualquer pessoa quando falamos de adestramento canino. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, aprender esses sinais podem ser eficientes não só nos momentos de diversão.  Ou seja, os comandos podem ajudar mas também em momentos importantes. Como por exemplo, durante uma consulta com o veterinário.

5 coisas importantes para ensinar para meu cachorro

Entrega de petisco

Antes de tudo, o adestramento pode começar com petiscos para chamar a atenção do cachorro, eles vão te ajudar no começo desse processo. Inclusive, muitos dos comandos ensinados precisam do auxílio do petisco. Assim, o cachorro se condiciona a executar uma ação em troca dessa recompensa. Por exemplo, para ele deitar, segure o petisco perto do focinho dele, fale “deita!” e vá abaixando a mão até que o cachorro esteja completamente deitado no chão. Só dê o petisco se ele acertar o comando.

“Senta!”

Para adestrar seu cachorro a sentar, comece segurando um petisco na frente do focinho dele. Em seguida, diga “senta!” e mova o petisco para cima, na reta da cabeça dele. A partir disso, naturalmente o cão deve recuar e sentar, encarando o petisco. Caso ele execute corretamente, elogie e dê a recompensa quando ele conseguir. Para que ele memorize bem, pratique algumas vezes.

“Fica!”

Já para ensinar o comando “fica!”, o tutor deve começar com os exercícios de adestramento parecidos com o de sentar. E conseguir com quem cachorro fique sentado.  Assim, o tutor deve ficar em pé, em frente ao cão, e fazer um gesto com a mão aberta, junto com o comando “fica!”. Em seguida, ele deve dar um passo curto para trás e retornar. Caso o cão se mantenha sentado, dê a recompensa.


“Vem!”

Para este comando, o tutor deve contar com o auxílio de uma coleira. Sente o cão na sua frente e segure a guia. Em seguida, chame a atenção do cachorro com “olha!”, agache-se lentamente, e incentive ele a vir na sua direção. A partir disso, puxe a guia, trazendo gentilmente o cachorro até o seu colo. Como recompensa, dê carinho e petisco. Conforme a evolução, treine sem coleira em um local seguro. E se possível todos os dias. 


Controle de área

Outro ensinamento importante para o cachorro é determinar o espaço que o cachorro deve ficar. Por isso, o cercado é uma ótima ferramenta tanto para adestramento quanto para manter a segurança do animal, em algumas situações. No adestramento, ela pode ser usada para limitar o espaço, realizar treinos com os cães e até para ensinar a fazer xixi no lugar certo. Apesar do cercado de cachorro ser uma excelente ferramenta para treinamento, ele deve ser usado da forma correta para evitar traumas.

Já que existe a chance do pet se sentir triste ou sozinho quando tem seu espaço limitado. Por isso, é possível associar o uso do cercado com petiscos, carinho e outros estímulos positivos. Assim, o animal entende que ele deve estar neste local, e se sente bem e relaxado lá. Quando seu amigo estiver no local restrito pelo cercado, ofereça  também seu brinquedo favorito, carinho e petiscos para reforçar o comportamento positivo.

Aprendendo na Dog’s Play

Na creche da Dog’s Play, contamos com instrutores e especialistas em comportamento canino a todo momento. Assim, seu pet conta com todo o suporte para ser adestrado e aprender o que deve ou não deve fazer. Além disso, nosso amplo espaço permite que os cães entendam sobre o controle das áreas. Sem falar nas atividades e brincadeiras com enriquecimento ambiental ao longo do dia. Mas fique tranquilo, pois esses momentos são intercalados com descansos. Dessa forma, seu pet se desenvolve tanto fisicamente, como mentalmente. Aprendendo comandos básicos e a seguir ordens de nossos instrutores. 

Quer conhecer? Agende agora mesmo uma avaliação gratuita na melhor creche pet do Paraíso.🐾🐶🐾

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

3 comentários

  1. Como ensinar o comando "VEM" - Acesse! em 23/11/2023 às 9:03 am

    […] comandos clássicos são os primeiros a passar na cabeça de qualquer pessoa quando falamos de adestramento canino. […]



  2. […] – Em uma cidade movimentada como São Paulo, é fundamental que seu filhote obedeça comandos básicos, como "fica" e "junto". Sendo assim, o mesmo vale para um bairro movimentado como Jardins. Dessa forma, o adestramento […]



  3. […] Adestramento – Uma boa maneira de coibir os comportamentos inapropriados é ensinando comandos básicos. Como por exemplo, “ fica”, "solta" e "não". Dessa forma, você consegue controlar o comportamento destrutivo. (Clique aqui e saiba mais sobre comandos básicos de adestramento) […]