5 indicadores de doenças na pele – Clínica Dr. Veterinária no Paraíso

5-indicadores-de-doencas-na-pele-arte-blog-dr-patas

Doenças de pele em cães e gatos podem surgir por diversos fatores. Por isso, elas podem variar e muito em sua gravidade. Entretanto, na maioria das vezes os tratamentos são eficazes. Embora a identificação desses problemas seja a parte mais importante. Uma vez que, se não tratados a tempo podem se estender para o resto do corpo do animal. Além disso, quando não tratadas, as doenças podem trazer maiores complicações à saúde. Saiba 5 indicadores de doenças na pele.

Possíveis causas de problemas de pele em cachorro ou gato

O pet pode ter problemas na pele relacionados ao excesso de coceira. Na tentativa de aliviar incômodos causados por pulgas, carrapatos, micoses ou alergias. Entretanto, esse problema de pele também pode ser sintoma de algo mais sério, como uma infecção ou até um tumor. Por isso, na dúvida, é sempre válido levá-lo ao médico veterinário para ter a opinião de um profissional. Cachorros, principalmente os de raças muito ativas, podem adquirir o hábito de se lamberem repetidas vezes em determinada região, causando uma polodermatite por ansiedade.

Algumas doenças de pele em pets

Sarna

A sarna é provocada por um ácaro que se aloja na pele do animal. Há dois tipos da doença: sarna demodécica, em que o principal sintoma é a queda de pelos próximos a face do animal e patas dianteiras. Além disso, ela causa coceira e pode se espalhar pelo corpo do animal. Entretanto, esse tipo de sarna não é transmitido para os seres humanos. Já a sarna sarcóptica é mais grave. Sendo assim, um de seus sintomas é a perda de pelos, formação de crostas na pele e vermelhidão. Considerada uma zoonose, ela é transmissível para os seres humanos.

Micose

Causada por fungos, a micose pode ser transmitida tanto para seres humanos quanto para outros animais que convivem com o pet. A micose é uma lesão avermelhada que leva à perda do pelo e com o tempo pode aumentar de tamanho. Uma de suas causas, pode ser o baixo sistema imunológico.

Dermatite alérgica por contato

Ela pode ser desencadeada pelo contato com substâncias químicas. Como por exemplo, produtos de limpeza. Os principais sintomas são: coceira, pele avermelhada e inflamações.

DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas)

A dermatite alérgica também possui uma variação que é um dos maiores problemas dermatológicos registrados em cães e gatos. Como o nome já diz, a DAPE é resultado de picadas de pequenos insetos, como pulgas, carrapatos, dentre outros.

Dessa forma, o sintoma mais observado é a coceira intensa, que resulta em lesões por mordedura na região da cauda, áreas de alopecia (falha no pelo) e crostas hemorrágicas. 

Já nos gatos, os sinais mais comuns são alopecia e coceira. Além disso, podem surgir crostas e protuberâncias ao redor do pescoço e nas costas. Em casos crônicos, podem surgir infecções secundárias de pele.

E como evitar que meu pet tenha problemas de pele?

Existem algumas práticas que podem prevenir problemas de pele em seu cão ou gato. Portanto, conheça algumas medidas básicas para reduzir as chances de ter problemas:

- Alimente o pet com ração de qualidade, rica em nutrientes e balanceada

- Escove os pelos do seu pet regularmente. Evitando assim, emaranhados e removendo pelos mortos

- Faça inspeções frequentes na pele e pelagem do seu pet

- Estabeleça uma rotina para prevenir carrapatos e pulgas;

- Lave com frequência a casinha (caso ele tenha uma) ou a caminha e as áreas que o pet costuma circular

- Esteja em dia com a carteira de vacinação do seu pet e faça check-ups 

Quando consultar o veterinário?

Com as práticas acima você vai conseguir monitorar e prevenir possíveis casos de problemas relacionados à pele do seu pet. Assim, ao perceber sinais estranhos na pele do seu pet você deve marcar um médico veterinário para um diagnóstico. Sendo assim, perda de pelos, descamação, vermelhidão, inflamação, perda de apetite e desânimo atípico são alguns desses sinais. 

Dessa forma, o veterinário irá examinar a pele e a pelagem do seu pet. E a depender do caso, ele pode pedir alguns exames complementares mais aprofundados para fechar o diagnóstico. Os tratamentos variam de acordo com a causa. Entretanto, é o médico veterinário que deve identificar o tipo de doença de pele e indicar o cuidado certo. 

Por isso, é muito importante também dar banho corretamente em seu pet. E se atentar mais ainda à secagem dele. Evitando esse tipo de problema na pele do animal. No Dr. Patas, além de toda infraestrutura de nossa clínica veterinária, contamos com a melhor estrutura para banho e tosa do bairro do Paraíso. Assegurando assim, que seu pet sempre tenha sua higiene e saúde em dia. 

Quer saber mais? Entre em contato agora ou preencha o formulário para agendar uma consulta!  🏥

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: