5 motivos para levar seu filhote em 1ª consulta – Clínica Veterinária no Paraíso

Artes-Blog-Dr.-Patas 5 motivos para levar seu filhote em 1ª consulta

Os cachorros são muito queridos por onde passam. Se forem filhotes então, são capazes de parar a rua, pois são uma das criaturas mais fofas. Mas a fofura deles é proporcional aos cuidados que deve-se ter com um cachorro bebê. Até os seis meses de idade, o cão deve ter seu crescimento e desenvolvimento monitorado de perto. Para isso, nada melhor do que um veterinário ou especialista para tirar as dúvidas e passar todas as indicações. Conheça 5 motivos para levar seu filhote à primeira consulta.

1) Exames

A primeira ida do cão ou gato ao médico veterinário é um exame aprofundado e deve acontecer a partir dos 45 dias. Isso porque essa consulta serve para verificar se não há problemas que possam afetar o bem-estar e organizar documentos relacionados à saúde do animal. Além disso, o médico deve orientar sobre comportamentos, características, dieta e programa de vacinação indicado para a raça. 

Nesse primeiro momento, peso, temperatura, funções motoras e fisiológicas são alguns dos pontos analisados pelo doutor. Caso o animal esteja saudável ele já pode receber suas primeiras doses de vacina. Entretanto, vale ressaltar que há muitas doenças virais e por isso é importante evitar contato com outros animais. Uma vez que não se tem acesso à carteira de vacinação dos outros e o seu pet ainda não está devidamente protegido. 

O médico veterinário ainda pode apontar para a necessidade de um exame de sangue. Pois alguns pets apresentam anemia ou doenças infecciosas que podem ser detectadas pelo exame de sangue. Com filhotes de gatos é extremamente importante tirar dúvidas a respeito da FIV e FELV, doenças relacionadas à imunidade dos bichanos. 

2) Vermifugação e Vacinação 

É também na primeira consulta que você deve saber a respeito do controle de pulgas e carrapatos de seu pet. Assim, é importante questionar qual o remédio mais adequado para seu animal usar. Isso porque muitos filhotes ainda não estão aptos a usar medicamentos via oral ou tópico, por exemplo. Dessa forma, é válido saber qual remédio ideal, por quanto tempo deve ser administrado e como se deve higienizar o ambiente habitado pelo filhote. Além disso, a recomendação é que o filhote receba sua primeira dose de vacina a partir dos 45 dias de vida. Assim, quando o animal completar essa idade, é importante levar para receber a primeira dose da primeira vacina.

3) Alimentação

As dúvidas mais recorrentes são a respeito da alimentação do animal. Nesse primeiro momento é importante entender, de acordo com a idade do filhote, se ele já está apto a comer ração ou se deve continuar a amamentação. Caso a mudança para ração seja recomendada, saiba qual a melhor categoria (premium, premium especial ou super premium). Além de saber qual a quantidade ideal, quantas vezes ao dia o filhote deve ser alimentado e se pode misturar com alimentação úmida. A pesagem durante a primeira consulta também é importante. Dessa forma, é possível acompanhar a perda ou ganho de peso do animal ao longo do tempo. Evitando assim o desenvolvimento de doenças como obesidade ou desnutrição.

4) Dúvidas sobre o filhote

Uma vez que você esteja com o médico, certifique-se de tirar todas as dúvidas a respeito do seu filhote. O que se deve esperar do comportamento do animal, os cuidados com a raça e a individualidade de cada espécie. Por exemplo, uma das dúvidas mais recorrentes é a respeito da castração. Saiba quando e se deve realizar o procedimento. Até porque isso requer planejamento logístico e financeiro do tutor.

Outro processo que pode ser resolvido é a microchipagem do animal. Se é necessário, como deve ser feito e quando. Esse processo é importante, pois funciona como o RG do pet. Sendo assim, um método bastante eficaz para localizá-lo em caso de perda ou fuga. Os banhos nos filhotes também requerem cuidado. Portanto é importante saber como e quando é permitido o banho. Já que no início o pet pode estar mais exposto por ainda estar tomando as vacinas. E dessa forma, a ida ao banho e tosa pode acarretar danos à saúde. Dessa forma, sane as dúvidas sobre o banho em casa, lembrando dos cuidados com a temperatura da água e secagem.

5) Retorno ao Médico Veterinário e Consultas

A primeira consulta pode ter chegado ao fim, mas as visitas do pet só estão começando. Portanto, é importante saber a frequência para o retorno periódico. O check-up é aconselhado a cada 6 meses. A Dr. Patas realiza consultas e check-ups de acordo com a necessidade de cada animal. Nosso ambiente conta com uma ótima equipe e estrutura para dar o melhor suporte para o seu pet. Embora nossas consultas sejam previamente agendadas, os casos de emergência são atendidos com prioridade.

Quer saber mais? Entre em contato agora e conheça nossos pacotes pelo Whatsapp ou preencha o formulário para agendar! 🐶 🏥

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: