A importância da remoção do subpelo

remoçao subpelo 1110

Normalmente, quando pensamos nos cuidados essenciais para nossos pets, nos limitamos à alimentação de qualidade e momentos de diversão durante os passeios diários. Porém, alguns detalhes cruciais para a saúde do nosso companheiro acabam escapando da nossa atenção. Como é o caso do subpelo. Uma camada muito importante para os animais, ou seja, que merece também a devida atenção. Portanto, saiba a importância da remoção do subpelo.

O que é o subpelo e por quê removê-lo? 

A pelagem dos cães é formada por duas camadas, o pelo e o subpelo. A camada mais interna, o subpelo, serve como uma manta térmica protegendo o animal do frio no inverno e evitando que o corpo absorva calor no verão. 

A pelagem dupla dos cães (pelo + subpelo) é sujeita à chamada “muda sazonal”. Ou seja, o subpelo se desprende uma a duas vezes ao ano, normalmente, na primavera e outono. Como é o caso das raças: Akita, Pequinês, Collie, Husky Siberiano, Samoieda e Lulu da Pomerânia. Entretanto, há pelagens duplas que não sofrem mudança sazonal. Elas são conhecidas também como “Non Shedding”. Neste caso, a maior parte da pelagem é formada por subpelo. Sendo assim, é uma pelagem de crescimento contínuo dos cães. Pois os pelos crescem e se desprendem um a um, em determinado momento. Dessa forma, se a tosa não for feita com maior  frequência, os pelos viram “nós”. Portanto, obrigando a tosá-los. Exemplos: Poodle, Lhasa Apso, Shih tzu.

As vantagens da remoção de subpelos

Em primeiro lugar, cães e gatos com pelagem densa e longa tendem a soltar muito pelo ao longo do ano, o que pode causar incômodo aos tutores. Principalmente, em relação à limpeza da casa. Dessa forma, ao removê-los de forma adequada, é possível reduzir a quantidade de pelos soltos, facilitando a manutenção e a limpeza do ambiente. Por outro lado, a remoção também auxilia na prevenção de problemas de pele nos animais de estimação. Pois, o acúmulo excessivo de pelos pode levar à obstrução dos poros e favorecer o surgimento de dermatites, infecções fúngicas e outros problemas cutâneos. Portanto, ao remover os subpelos, permite-se uma melhor circulação de ar e menor retenção de umidade na pele, reduzindo o risco de tais complicações.

A importância da remoção do subpelo

A remoção da camada do subpelo faz com que melhore a respiração da pele evitando problemas como coceiras, fungos e dermatites e outros problemas dermatológicos. Além disso, ela impede também o acúmulo de sujeira, mantendo uma pelagem mais brilhante e saudável. E o único beneficiado não é só o seu pet. Pois, há uma queda drástica dos fios soltos em até 60%. Ou seja, o fim daqueles pelos desagradáveis espalhados pela casa ou grudados na roupa depois de abraçar o seu bichinho. 

Como realizar a remoção adequada do subpelo? 

Recomendamos que a remoção do subpelo aconteça a cada 20 dias e cabe ao tutor de qual maneira deseja realizar o procedimento. Mas se você procura um serviço completo com especialistas no assunto, você deve conhecer o banho e tosa da Dog’s Play. Ao escolher levar seu pet ao Centro de Estética da Dog’s Play, você tem a garantia de que ele será muito bem cuidado. Isso porque, nossos procedimentos são realizados por profissionais qualificados e preocupados com a saúde e bem-estar de seus animais de estimação. Além disso, contamos com a clínica veterinária do Dr Patas, localizada no mesmo endereço, proporcionando aos tutores ainda mais confiança e tranquilidade.

Agende uma consulta hoje mesmo e ofereça ao seu cachorro a atenção veterinária que ele merece. 🐶🐾

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

1 comentário

  1. […] Algumas doenças podem aparecer com mais facilidade em cães desta raça. Enquanto algumas são de origem genética, outras são especialmente por sua pelagem branca. Como por exemplo, atopias, dermatites, alergias e sarna demodécica, bem comuns em raças que possuem pele sensível. A pelagem do Westie é bastante característica, mas de fácil manutenção. Sendo assim, eles possuem pelos duros e de comprimento médio composto por pelo e subpelo (saiba a importância da remoção). […]