Meningite e Encefalite em pets
As meninges são membranas que recobrem todo o sistema nervoso central (SNC), desde o encéfalo até o final da medula espinhal. São camadas protetoras de estruturas nobres como o encéfalo (o cérebro), o cerebelo e medula de cães e gatos. Dito isso, quando a inflamação dessas estruturas temos um quadro de meningite. Quando o processo se estende ao encéfalo temos uma meningoencefalite. Siga a leitura e saiba mais sobre meningite e encefalite em pets.
Meningite e encefalite
A inflamação das meninges é chamada de meningite. E esse processo inflamatório pode ser difuso, ou seja, ao longo de toda sua extensão ou localizado. Sendo assim, quando a inflamação é localizada e acaba chegando a um órgão específico ela recebe nomes específicos. Por exemplo, se for na região do encéfalo será uma meningoencefalite. Enquanto se for na região da medula espinhal chamamos de meningomielite. Em geral, os sinais dependem da área acometida, mas normalmente trata-se de uma doença grave, de início rápido e que pode ser de difícil tratamento.
Origens da meningite
Vale ressaltar que a inflamação em específico não pode ser transmitida de animais para pessoas, uma vez que a inflamação é uma reação do organismo a diversos estímulos. Porém, o agente causador da inflamação nas meninges pode sim ser transmitido. As meningites podem ter diversas origens:
- Infecciosas - doenças bacterianas, fúngicas virais, parasitárias
- Autoimunes - Neste caso, as células de defesa do corpo do pet atacam o próprio organismo
- Intoxicação - Em geral, é externa devido a fármacos e venenos ou interna por toxemia
- Iatrogênica - Quando procedimentos médicos levam ao problema
Em cães, as principais causas são a cinomose, a toxoplasmose e a erliquiose doença do carrapato. Enquanto nos gatos, há maior prevalência de meningite em animais com o vírus da leucemia felina (FeLV) e peritonite infecciosa felina (PIF). Por exemplo, a raiva também é uma doença que acomete cães e gatos causando meningoencefalite. Na maioria das vezes, a inflamação das meninges acontece de forma secundária, ou seja, como consequência de uma doença sistêmica inicial.
Diagnóstico de meningite
Antes de tudo, para iniciar algum tratamento o médico veterinário precisa realizar um exame neurológico criterioso associado ao histórico do paciente. Dessa forma, ele consegue elucidar a causa inicial. Conheça alguns possibilidades para o diagnóstico:
- Testes específicos para doenças infecciosas como: cinomose, erliquiose, babesiose, toxoplasmose
- Cultura para fungos com antifungigrama
- Análise de líquor
- Tomografia computadorizada e ressonância magnética
- Hemograma
Tratamento de meningite e encefalite
Por se tratar de um processo inflamatório é necessário o uso de antiinflamatórios específicos com boa absorção pelas meninges. Além disso, o líquor, líquido produzido nas meninges e que circula através delas e do Sistema Nervoso Central, faz pressão no crânio. Por isso, o médico veterinário pode recomendar diuréticos específicos para minimizar os efeitos. Além disso, analgésicos também são fundamentais, pois as meningites causam em cães e gatos. De toda forma, a escolha do medicamento depende da avaliação de um médico veterinário especializado em neurologia, como temos na clínica do Dr. Patas. Uma vez que os efeitos colaterais de analgésicos potentes podem piorar o quadro.
O tratamento se baseia em tratar os sinais que aparecem no decorrer da doença. Ou seja, controle de convulsões, cuidados de enfermagem, antitérmicos para a febre, tranquilização em casos de excitação e agressividade incontroláveis, bem como os cuidados com hidratação e nutrição do paciente. Sendo assim, o tratamento definitivo só é possível com a cura do problema inicial. Por isso, muitas vezes as meningites são sintomas de outras afecções que precisam ser diagnosticadas e tratadas, como citado acima.
Tratamento de meningite com o Dr. Patas
Quanto mais cedo é feito o diagnóstico definitivo, melhores são as chances de o tratamento ser eficaz. Entretanto, a meningite se trata de uma doença que pode deixar sequelas. Por isso, as chances de sucesso no tratamento também dependem da causa principal. Além disso, o tratamento das meningites de causas não infecciosas são ainda mais difíceis, sendo um verdadeiro desafio dentro da neurologia veterinária, bem como o diagnóstico dessas doenças também permanece tardio, o que piora as chances de sucesso.
Sendo assim, aqui na clínica do Dr. Patas sempre ressaltamos a importância dos check-ups periódicos para observar como anda a saúde do seu melhor amigo. Por fim, é importante lembrar que a vacinação se trata de uma medida preventiva muito valiosa (saiba o que acontece quando você não vacina seu pet), uma vez que ela pode prevenir muitas das doenças causadoras da meningite e encefalite.
Quer saber mais sobre o assunto? Preencha o formulário agora mesmo e entre em contato! 🐕🐕🦺