A importância da vacina da Giárdia

blog A importância da vacina da Giárdia 18_06 (2)

A giardíase se trata de uma doença parasitária, que atinge cães e outras diversas espécies animais, inclusive humanos. Um protozoário é o agente causador dessa zoonose. Uma vez que as fezes contaminadas podem espalhar a doença, conheça a importância da vacina da giárdia.

sintomas e contaminação

A giárdia resulta da ingestão acidental de cistos presentes em fezes, alimentos e água contaminada. Um dos principais sintomas é a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas. Além disso, é comum também a ocorrência de vômitos e flatulência.

Em consequência, os animais doentes em geral apresentam perda de peso, desidratação e presença de sangue nas fezes, este último se trata de um dos sintomas mais comuns. Entretanto, cerca de 80% dos cães infectados não apresentam sintomas. Desta forma, mesmo sem apresentar sintomas, estes cães eliminam cistos no ambiente, que podem infectar outros cães, gatos e o homem. Em casos muito graves, o animal pode morrer. Tanto filhotes quanto adultos estão sujeitos à infecção por giárdia. E aqueles que nunca foram expostos aos cistos possuem maior chance de apresentar sintomas clínicos.

diagnóstico

A eliminação de cistos pelo animal infectado costuma ser intermitente. Ou seja, o resultado negativo de uma análise pode dar um falso negativo. Sendo assim, deve-se examinar pelo menos três amostras em dias consecutivos ou alternados, no intervalo de uma semana.

a importância da vacina da giárdia

A resposta imune natural do organismo é discreta contra a giárdia. Pois a exposição do protozoário ao sistema imune do hospedeiro é muito pequena. E apesar dos tratamentos serem eficazes contra a giardíase, a reinfecção é muito frequente, por causa da dificuldade em remover os cistos infectantes do ambiente.

Por isso, a vacina auxilia na prevenção da doença e na diminuição da eliminação de cistos em cães. E por consequência, diminui-se também a possibilidade de infectar novos animais ou mesmo reinfecção naqueles que já estiveram doentes. Além disso, recomenda-se que a vacinação seja feita de forma anual.

vacinação e prevenção com o dr. patas

Para prevenir contra a giardíase canina deve-se limpar e descontaminar os ambientes onde vivem os cães, de preferência com produtos apropriados. E mesmo que um animal esteja colonizado com o parasita e assintomático recomenda-se o tratamento, pois a infecção causa a contaminação do ambiente.

Em casos de suspeita de contaminação, o tutor deve levar o pet ao médico veterinário para que exames apontem o diagnóstico correto. No Dr. Patas você conta com a melhor estrutura do bairro do Paraíso para avaliar, vacinar e prevenir seu melhor amigo contra a giárdia.

Entre em contato para saber mais e agendar uma consulta!

 

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: