Como ensinar seu filhote a ficar calmo
Você já deve ter visto alguns cachorros que são super agitados. Quando os pais chegam em casa eles ficam doidos, correm de um lado pro outro, começam a latir, pegam o brinquedo e ficam empurrando na perna sem parar? Por isso, é importante saber como ensinar o seu filhote a ficar calmo. Assim, seus tutores podem ensinar desde pequenos para que esse comportamento se repita quando ele for adulto.
Mas cachorros ficam calmos?
Cada cachorro tem um nível de energia, alguns são naturalmente mais calmos e outros mais agitados. Por isso, alguns precisam fazer bastante exercício para gastar toda essa energia. Por exemplo, há raças que têm mais energia que outras. Entretanto, existem cães que fogem a regra, assim um indivíduo de uma raça considerada calmo pode ser agitado. Inclusive, por isso é importante educá-lo. Pois não tem a ver com o quanto de energia que ele tem ou sua raça, e sim, a ver com como ele foi ensinado.
Mas é natural nós não prestarmos muita atenção para o filhote enquanto ele está quieto. Por exemplo, você acabou de chegar em casa, viu ele quieto e o deixou lá. Entretanto, dessa forma você também está condicionando ele. Ou seja, se você só der atenção para ele quando ele vier pedir, você vai ensinar que ele só vai conseguir brincar com você, ganhar carinho, ganhar comida se ele for te chamar.
Como ensinar seu filhote a ficar calmo
Um dos melhores jeitos de treinar o cão para ser calmo é sempre reforçar o estado calmo dele. Por exemplo, quando o seu cachorro se deixa, descansa e o tutor acaba ignorando, deixando ele descansar. Mas sabia que é nesse momento que você tem que chamar ele pra brincar, fazer um carinho ou até mesmo dar um petisco?
Dessa forma, reforça-se o estado de calma do cão. Ou seja, aumenta as chances de ele repetir esse comportamento no futuro. Inclusive, trata-se de algo para ficar de olho, pois com esses pequenos reforços, o filhote acaba crescendo mais calmo.
Benefícios de ter um filhote calmo
Seguindo o exemplo lá em cima, sem carinho nos momentos de descanso, com o tempo ele vai começar a arranhar sua perna, dar umas choradinhas, latir. E de forma geral, ele vai ficar mais agitado. E isso acontece porque os comportamentos vão evoluindo aos poucos com os reforços que você dá. Se o seu filhotinho está acostumado a ir até o seu pé para ganhar carinho e você sempre dá. O dia que você não estiver prestando atenção ele vai achar um outro jeito de ganhar o seu carinho, então pode ser que ele arranhe a sua perna ou dê uma pequena chorada.
Nesse momento, você vai perceber o que ele está querendo e vai dar atenção. Pronto, você acabou de reforçar esse comportamento, pode ser que na próxima vez ele chame a sua atenção chorando. Por isso, é muito importante que os tutores sempre busquem antecipar o que o filhotinho quer. Inclusive, na maioria dos casos ele mesmo vai querer brincar com você, ou um carinho ou comer, mesmo quando deitado. Portanto, aproveite essa oportunidade para reforçar o estado calmo dele.
Traga seu filhote para a Dog's Play
Por fim, é importante gastar a energia do seu filhote mesmo que ele não seja um filhote enérgico. Pois se ele passar o dia inteiro sem fazer nada, apenas acumulando energia, ele vai achar algum jeito de gastá-la. Mas pode ser que seja do jeito errado. Ou seja, um filhotinho com muita energia com certeza vai dar alguma dor de cabeça também. Já que vai achar um jeito de gastar do jeito errado.
Se você tiver tempo para brincar bastante com ele, para levar para passear, você pode deixar ele brincando o dia inteiro na Dog’s Play. Em nossa creche temos horários flexíveis para acomodar as necessidades dos tutores, das 7h às 20h. Assim, podemos oferecer todo o suporte na educação e saúde do seu filhote!
Por isso, não perca mais tempo, agende agora mesmo uma avaliação gratuita para você e seu filhote conhecerem nosso day care!
[…] ele pra brincar quando perceber que está mais calmo ainda. Assim você vai reforçar esse estado (acesse para saber mais) e a tendência é ele repetir esses comportamentos mais vezes. Na Dog’s Play, cuidamos do seu […]