Conheça mais sobre a PDA

2703 conheça mais sobre pda blog (1)

Enquanto nos esforçamos para manter nossos animais de estimação felizes e saudáveis, muitas vezes podemos esquecer de considerar a saúde do coração. Mas assim como em humanos, as doenças cardíacas podem afetar cães e gatos. Assim, é importante estar ciente dos sinais e sintomas e das medidas preventivas que podem ser tomadas. Conheça mais sobre a PDA (persistência do ducto arterioso).

Conheça mais sobre a PDA (Persistência do Ducto Arterioso)

Também conhecida como persistência do arco aórtico, essa anomalia dos vasos sanguíneos do tórax surgem antes mesmo do nascimento. E podem ser classificadas de acordo com sua origem, atingindo as veias ou as artérias. A presença em pequenos animais geralmente considera-se incomum, com exceção justamente da persistência do ducto arterioso. A persistência do arco aórtico, local onde a aorta muda seu trajeto de ascendente para descendente, ocorre devido a defeitos no arco aórtico durante a fase de embrião. E as raças mais predispostas são o Boston Terrier, o Setter Irlandês e o Pastor Alemão.

Estas anomalias são pouco relatadas em gato, e sem a predisposição racial ainda definida. Entretanto, siameses e persas já receberam diagnósticos (conheça as doenças cardíacas mais comuns em gatos) , por isso é importante que um tutor de pet conheça mais sobre a PDA. Sendo assim, esses defeitos provocam compressão do esôfago, o que pode gerar um megaesôfago. Ou seja, um alargamento do esôfago, e por consequência a dilatação do mesmo, o que leva ao acúmulo de alimento neste órgão.

Diagnóstico

Portanto, a cardiopatia congênita mais comum encontrada em cães (conheça outras) é a PDA, representando 25 a 30% dos casos. Ela acomete principalmente raças puras com maior frequência em fêmeas. O ducto arterioso é bastante importante, pois é uma estrutura presente na vida fetal, derivada do sexto arco aórtico, que liga a aorta a artéria pulmonar. Dessa forma, essa estrutura auxilia na circulação fetal, uma vez que a falta de expansão pulmonar oferece grande resistência para o fluxo sanguíneo. Então, o PDA ocorre quando o fechamento do ducto não acontece. E pode apresentar-se da forma clássica, com desvio de esquerda para direita, ou da forma reversa com desvio da direita para esquerda. 

Já o diagnóstico é feito a partir dos sinais clínicos apresentados na radiografia, eletrocardiografia, ecocardiografia e angiocardiografia. O tratamento é cirúrgico, mas como o paciente pode desenvolver insuficiência cardíaca congestiva (ICC), necessita-se de um tratamento clínico prévio para possíveis arritmias e edema pulmonar. Após tratamento clínico, costuma-se passar o paciente pela correção cirúrgica com a técnica padrão de ligadura do ducto arterioso.

Sinais e Sintomas

- Regurgitação

- Emagrecimento progressivo (É comum perda de peso e dificuldade de ganho de peso, apesar dos animais apresentarem apetite normal. A regurgitação geralmente ocorre imediatamente após a alimentação, mas pode se apresentar de forma retardada)

- Pneumonia por aspiração alimentar

- Tosse

- Crepitação pulmonar

- Cianose

Ou seja, a identificação precoce da má formação vascular e realização do procedimento cirúrgico evita maiores danos ao esôfago. E assim, diminui as chances de um megaesôfago irreversível ou de perda da motilidade do órgão, de forma a melhorar a qualidade de vida futura do animal. Por fim, não se recomenda que animais diagnosticados com persistência do arco aórtico reproduzam.

Tratamento de PDA com o Dr. Patas

Na clínica do Dr. Patas contamos com uma estrutura completa para a saúde cardíaca do seu pet. Assim, nossa equipe realiza os exames de: raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e holter. Tudo isso, para obter o melhor diagnóstico possível. Ou seja, estamos preparados para dar todo suporte aos pacientes que possam apresentar cardiopatias. Além daqueles que possuem suspeitas de problemas cardiorrespiratórios. Uma vez que cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos. Entretanto, não necessariamente relacionados ao sistema cardíaco. Por isso, a importância de sempre acompanhar e investigar possíveis ocorrências.

Preencha o formulário e agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Patas! 🐶🏥

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: