Doenças cardíacas mais comuns em cães

2401 doenças cardiacas mais comuns em caes blog

As doenças do coração em animais podem apresentar diversos sintomas. Por isso, é importante sempre fazer check-ups com o médico veterinário cardiologista. Pois assim, é possível monitorar a situação do seu melhor amigo. E em outros casos, ter um diagnóstico precoce. Facilitando assim, o processo de tratamento. Conheça as doenças cardíacas mais comuns em cães.

Cardiologia veterinária para cães

Também conhecidas como cardiopatias, as doenças cardíacas podem ter diversas origens. Como por exemplo, de origem congênita, ou seja, má formação fetal. Além disso, o estilo de vida do animal pode influenciar, por exemplo, um cão sedentário tem maior predisposição. Sendo assim, as causas não congênitas mais comuns para doenças de coração em pets são:

- idade

- obesidade;

- sedentarismo;

- alimentação desregulada

Doenças cardíacas em cães

O coração é o órgão responsável por bombear sangue para o corpo todo do pet. Por isso, as doenças cardíacas podem causar outros problemas de saúde para eles. Justamente porque ao não bombear corretamente o sangue pelo corpo, o coração de seu amigo deixa de distribuir oxigênio e nutrientes suficientes. E dessa forma, acaba afetando a manutenção de outras funções, enfraquecendo o sistema imunológico do pet. Sendo assim, a partir daí o coração passa a bater mais forte para bombear mais sangue para essas áreas, tentando compensar. Entretanto, assim como todo músculo, se usado em excesso o coração acaba perdendo a eficiência aos poucos.

Conheça as doenças mais comuns nos cães de pequeno e grande porte:

- Pequeno Porte - Doença Valvar Degenerativa

As valvas são estruturas que separam as câmaras superiores do coração (átrios), das câmaras inferiores (ventrículos). Portanto, elas permitem a circulação do sangue de dentro do coração no sentido correto (dos átrios para os ventrículos e dos ventrículos para as grandes artérias). E também impedem que esse fluxo faça o caminho contrário. De acordo com estudos, a doença valvar causa-se pela deterioração do tecido conjuntivo que compõe as valvas. Dessa forma, elas ficam mais espessas, encolhidas, distorcidas e começam a apresentar falhas de fechamento.

Sem fechar completamente, ocorre a chamada regurgitação sanguínea, ou insuficiência da valva. Ou seja, um retorno(refluxo) do sangue saindo do ventrículo para o átrio. E esse fluxo contrário pode causar complicações clínicas muito graves. Como por exemplo, o acúmulo de fluídos dentro do pulmão, edema pulmonar agudo.

Naturalmente o corpo do animal estranha esse comportamento e ele “tenta” compensar essa deficiência. Dessa forma, o coração do cão se hipertrofia e dilata, tentando aumentar o volume de sangue bombeado. É justamente essa compensação que acaba disfarçando sintomas. Entretanto, com o passar dos anos, a hipertrofia e a dilatação do coração podem levar à insuficiência cardíaca congestiva e ao edema pulmonar.

- Grande Porte - Cardiomiopatia Dilatada

Mais em comum nos cães de grande, esta doença ocorre quando as câmaras cardíacas (átrios e ventrículos) dilatam e o músculo acaba ficando enfraquecido e perdendo eficiência. E dessa forma, o coração não consegue contrair corretamente, com o vigor necessário.

Neste caso, o sangue acaba voltando do corpo para o coração e não é bombeado com a rapidez necessária para os pulmões e para levar oxigênio para todo o corpo. Assim como a anterior, essa doença pode levar à insuficiência cardíaca congestiva, causando edemas nos pulmões, tórax, cavidade abdominal e no tecido subcutâneo. E embora, afete os cães grandes ou gigantes, ela também pode afetar os menores.

Cardiologia Veterinária do Dr. Patas

Na clínica do Dr. Patas contamos com uma estrutura completa para a saúde cardíaca do seu pet. Assim, nossa equipe realiza os exames de: raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e holter. Tudo isso, para obter o melhor diagnóstico possível. Ou seja, estamos preparados para dar todo suporte aos pacientes que possam apresentar cardiopatias. Além daqueles que possuem suspeitas de problemas cardiorrespiratórios. Uma vez que cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos. Entretanto, não necessariamente relacionados ao sistema cardíaco. Por isso, a importância de sempre acompanhar e investigar possíveis ocorrências.

Preencha o formulário e agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Patas! 🐶🏥

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: