Doenças cardíacas mais comuns em gatos

14_02 doença cardiaca em gato

A saúde cardíaca é uma parte crucial do bem-estar geral dos nossos amigos de quatro patas. Em um mundo onde a medicina veterinária avança constantemente, a cardiologia em gatos torna-se uma parte cada vez mais importante da medicina felina para garantir uma vida longa e saudável para nossos companheiros peludos. Portanto, conheça as doenças cardíacas mais comuns em gatos.

Sinais de doenças cardíacas em gatos

Os sinais de problemas cardíacos em animais de estimação podem variar, desde a letargia até a dificuldade respiratória. É fundamental que os donos estejam cientes desses sinais e busquem atenção veterinária imediatamente se observarem qualquer sintoma preocupante.

Como acontece com os humanos, o coração é o órgão responsável por bombear sangue para o corpo todo do pet. Por isso, as doenças cardíacas podem causar outros problemas de saúde para eles. Justamente porque ao não bombear corretamente o sangue pelo corpo, o coração de seu amigo deixa de distribuir oxigênio e nutrientes suficientes. E dessa forma, acaba afetando a manutenção de outras funções, enfraquecendo o sistema imunológico do pet. Portanto, os sintomas comuns das doenças cardíacas em gatos são:

- tosse frequente (entenda melhor)

- fadiga constante

- perda de apetite

- arritmia cardíaca

- inchaço nas extremidades

- respiração rápida ou ofegante

Mas calma! Se o tutor está com uma suspeita de que o pet está com doença cardíaca, ele deve procurar imediatamente um veterinário e informar sobre todos os sintomas que identificou. Vale ressaltar que quanto mais rápido o diagnóstico, maior é a chance do sucesso do tratamento para aumentar as chances de um prognóstico positivo.

Doenças cardíacas mais comuns em gatos

As cardiopatias, como também são conhecidas, podem ter diversas origens. Como por exemplo, de origem congênita, ou seja, alguma predisposição genética do indivíduo ou da própria raça. Além disso, o estilo de vida do animal pode influenciar, por exemplo, um pet sedentário tem maior predisposição. Sendo assim, as causas não congênitas mais comuns para doenças de coração em pets são:

- idade

- obesidade;

- sedentarismo;

- alimentação desregulada

Cardiomiopatia Hipertrófica

A cardiopatia mais comum entre os felinos ocorre quando o ventrículo esquerdo fica mais espesso e enrijece. Assim, diminui o espaço para o sangue dentro do próprio ventrículo, reduzindo também o volume que o coração bombeia e acaba prejudicando toda a circulação. Dessa forma, com as paredes do ventrículo mais grossas, aumenta também o consumo de sangue necessário para suprir o coração. Como consequência, o coração não supre toda a demanda de oxigênio, o que pode ocorrer morte das células por hipóxia. Dentre as causas da cardiomiopatia hipertrófica temos: o hipertireoidismo, doença renal crônica e características genéticas ou congênitas. Enquanto isso, as consequências mais comuns dessa doença no gatos são: sopro no coração e arritmias..

Dirofilariose

Também conhecida como cardiopatia parasitária, a Dirofilariose se transmite por picadas de mosquitos. Neste caso, o inseto age como um transmissor de um verme que se aloja no coração, atrapalhando o fluxo normal do sangue. Trata-se de uma doença bastante perigosa, pois além de afetar os pets, também pode afetar os tutores humanos.

Cardiologia Veterinária do Dr. Patas

Na clínica do Dr. Patas contamos com uma estrutura completa para a saúde cardíaca do seu pet. Assim, nossa equipe realiza os exames de: raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e holter. Tudo isso, para obter o melhor diagnóstico possível. Ou seja, estamos preparados para dar todo suporte aos pacientes que possam apresentar cardiopatias. Além daqueles que possuem suspeitas de problemas cardiorrespiratórios. Uma vez que cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos. Entretanto, não necessariamente relacionados ao sistema cardíaco. Por isso, a importância de sempre acompanhar e investigar possíveis ocorrências.

Preencha o formulário e agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Patas! 🏥🐈

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: