Entenda o que é condicionamento clássico

12_07 Entenda o que é condicionamento clássico

Todos os dias somos estimulados por diversos sons. Por exemplo, o som do celular, não significa nada para um bebê, mas ele vai ganhando um significado com o tempo porque vamos associando que toda vez que o som toca, uma pessoa está te ligando. Pois bem, os cachorros fazem essas mesmas associações. Entenda o que é o condicionamento clássico.

o que é?

Já reparou que o seu filhote sabe a rotina de quando você vai dar comida pra ele? De manhã, você deve acordar, levantar e ir direto para o saco de comida, que faz barulho para abrir, e pronto. O cão filhotinho já começa a se agitar sabendo que vai receber a comida.

Ou quando ele sabe que vai sair pra passear porque viu você pegando a coleira. Entretanto, na primeira vez que ele viu a coleira, ele não sabia o que era aquilo e nem imaginava que servia para passear. Mas com o tempo, vendo o padrão de você pegar a coleira, colocar nele e sair para o passeio, ele associou a coleira com o passeio. E agora, toda vez que você pega a coleira ele já fica todo feliz sabendo que vai passear. O nome desse tipo de aprendizado é condicionamento clássico, e no blog de hoje vamos explicar mais sobre ele.

condicionamento clássico

Não sei se você já ouviu falar de um cara chamado Pavlov, mas foi ele quem escreveu essa teoria. Ele percebeu que se você apresentasse uma comida para o cachorro ele começava a salivar, porque ele antecipava que ia comer. Ele viu que isso sempre acontecia. Portanto, ele não precisou ensinar isso para o cachorro, isso já era um comportamento condicionado dele, porque ele aprendeu que toda vez que era apresentado o pote de comida ele ia comer. Além disso, ele descobriu que se ele usasse um estímulo completamente novo para o cachorro, algo que ele nunca tivesse visto ou ouvido na vida, portanto não teria nenhuma associação feita ainda, ele poderia criar essa associação na cabeça do cachorro.

Assim, ele decidiu usar o som de um sino, que era um estímulo neutro que o cachorro ainda não tinha nenhum comportamento condicionado a ele. Ou seja, ele não apresentava nenhum comportamento para esse estímulo novo, o sino tocava e o cachorro não fazia nada. A partir disso, ele teve uma ótima sacada. O que aconteceria se ele criasse essa associação na cabeça do cachorro?Dessa forma, ele apresentou o barulho do sino, depois de 1 segundo ele mostrou a comida para o cachorro e ele salivava. Em seguida, ele começou a repetir esse processo várias vezes: sino, comida, saliva.

como criar um condicionamento clássico?

E então ele percebeu que se ele tirasse a comida do processo e só tocasse o sino, o cachorro começava a salivar. Com isso, Pavlov descobriu que ele podia condicionar um estímulo (sino) com o comportamento de salivação. Para o cachorro, o barulho do sino era igual ao ato de apresentar uma comida para ele. Com esses conceitos em mente, você já se perguntou como os cachorros aprendem os comandos? Não é estranho como a gente pode falar para um cachorro “senta” e ele simplesmente senta? Uma vez que o cachorro não fala português, eles acabam aprendendo esses comandos porque seus pais os condicionam a responder

Sendo assim, esse tipo de treinamento que se usa na socialização do seu filhote. Ou seja, para a socialização dar certo, você vai ter que apresentar um estímulo novo e depois dar um petisco ou começar uma brincadeira com ele. Assim, o seu filhote vai associar todas essas coisas novas com coisas boas. Da mesma forma que ele associa a coleira com passeio, ou você associa o despertador com acordar para trabalhar.

condicionamento clássico com a dog's play

Conte com a Dog’s Play para socializar com seu melhor amigo. Em nossa creche temos uma rotina de atividades diversificadas para estimular seu pet da melhor forma. Além disso, possuímos puppy class para educar seu pet da melhor forma possível!

Por fim, vale sempre lembrar que é mais fácil você dedicar um tempo agora para educar seu pet e/ou filhote. Assim, ele consegue crescer e se desenvolver bem e sem traumas, evitando repetidos ou futuros problemas comportamentais.

Entre em contato pelo formulário e saiba mais agora mesmo!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: