Filhote destroi tudo: o que fazer?
A chegada de um filhote é uma experiência emocionante. Entretanto, também pode ser desafiador, principalmente quando ele começa a destruir tudo o que encontra pela frente. Se você é tutor de filhote e se deparou com móveis mordidos, sapatos roídos e objetos em pedaços, saiba que o blog de hoje é para você. E antes de tudo, é mais comum do que você imagina. Mas se seu filhote destroi tudo: o que fazer?
Por que filhotes destroem coisas?
Bom, essa pergunta pode ter uma série de justificativas. Mas antes de tudo é algo bastante natural. Por exemplo os bebês, eles correm, bagunçam, fazem o que bem entendem porque tudo é novo para eles. Ou seja, o filhote não vai longe dessa lógica. Vamos entender alguns dos motivos:
Exploração: Como dito no exemplo acima, as crianças passam pela fase oral, certo? Bom, os cachorros usam a boca para explorar o mundo ao redor. Como tudo é novo para os filhotes, eles usam mais ainda esse recurso.
Dentição: A dentição, ou seja o crescimento dos dentes, é um período desconfortável para filhotes. Por isso, morder ajuda a aliviar a coceira e a dor nas gengivas.
Tédio: Filhotes são cheios de energia. Por isso, quando entediados, eles podem buscar coisas para fazer, como roer móveis, meias, chinelos, ou seja, tudo que virem pela frente. Sendo assim, é importante se atentar a gastar essa energia de alguma forma coordenada para evitar esse tipo de ocorrido.
Ansiedade de Separação: Se seu filhote se sente sozinho, ansioso e passa longos períodos sozinho, ele pode desenvolver ansiedade de separação. E essa ansiedade pode levar ao comportamento destrutivo. Por isso, é importante evitar que seu amigo fique sozinho por períodos prolongados. Especialmente enquanto eles são filhotes.
Seu filhote destroi tudo - o que fazer?
Supervisão - Sempre mantenha um olho em seu filhote, assim como você faria com um bebê. Assim, quando ele começar a morder algo que não deve, você pode redirecionar essa energia e atenção para brinquedos apropriados.
Adestramento - Uma boa maneira de coibir os comportamentos inapropriados é ensinando comandos básicos. Como por exemplo, “ fica”, "solta" e "não". Dessa forma, você consegue controlar o comportamento destrutivo. (Clique aqui e saiba mais sobre comandos básicos de adestramento)
Exercícios mentais e físicos - Como eles possuem muita energia para gastar, seja mentalmente ou fisicamente, o tutor deve se certificar de que o filhote a gaste. Ou seja, receba exercícios e estímulos mentais suficientes para evitar o tédio.
Controle de ambiente - O controle de ambiente pode ser uma ótima ferramenta para prevenir o comportamento destrutivo quando você não está por perto.
A solução para filhotes ativos
Se você tem um filhote de alta energia que precisa de atenção constante, considere a Dog's Play. Em nossa creche seu filhote terá cuidados especializados e a oportunidade de gastar energia, socializar com outros pets e desfrutar de atividades supervisionadas. Nosso day care conta com a melhor infraestrutura da região. Além disso, temos uma equipe experiente especializada em comportamento canino. Os cães podem usufruir de nossa estrutura das 7h às 20h, facilitando a vida dos tutores. E por fim, dividimos nossas instalações com a clínica Dr. Patas. Ou seja, caso seu filhote tenha qualquer imprevisto ou complicação de saúde, ele estará em boas mãos.
Conte com uma creche que ajude a lidar com um filhote destruidor. E que com paciência, adestramento e carinho vai transformar seu companheiro em um animal bem-comportado e feliz.
Preencha o formulário ou entre em contato por WhatsApp. Agende agora mesmo uma avaliação gratuita! 🐩🐶
[…] o pet nunca conseguirá compreender as regras. Alguns filhotes, por inúmeras razões, tendem a ser ansiosos e/ ou agressivos ainda muito jovens. Por isso, é muito importante que os tutores usem e absuem desses estímulos […]