Fratura de dente em pets

16_07 Fratura de dente em pets

Na maioria dos casos, fraturas de dente em pets acontecem quando eles mordem objetos muito duros. Uma prática muito permitida por tutores por acharem que esses objetos servem para limpar os dentes. E de fato, os ossos podem contribuir com a limpeza dos dentes. Entretanto, deve haver supervisão, entenda.

fratura de dentes em pets

Os pets, cães e gatos, possuem um alto índice de predisposição a fraturas, pois eles não têm aquele estímulo de propriocepção. Isto é, não entendem quando algo é muito duro para eles. E assim, eles mordem com tudo e quebram o dente.

Em seguida, vem o erro mais comum: achar que o dente pode ficar dessa maneira. Entretanto, quando há uma fratura, além da dor, as bactérias da boca podem entrar nessa fratura e podem desencadear problemas para o corpo todo.

Além disso, as raízes dos dentes são quase três vezes maiores do que a coroa do dente nos cães. E dentro dela há uma estrutura chamada câmara pulpar. Ou seja, o canal onde fica o nervo do dente e os vasos sanguíneos, que acabam mantendo o dente vivo, já que o dente se trata de uma estrutura viva. Sendo assim, através dos vasos sanguíneos eles trazem oxigênio, nutrientes e materiais que vão fazer com que esse dente permaneça vivo e se desenvolvendo.

tratamento de fratura

A quebra do dente pode resultar em uma fratura simples, que não expõe o canal, ou em uma fratura complexa, que envolve a exposição do canal pulpar. Quando se trata de uma fratura complexa, as bactérias da boca podem entrar no canal e contaminar toda essa estrutura viva do dente. E esse processo começa a gerar uma inflamação na boca do animal. Ou seja, se o tutor não perceber essa inflamação na boca do pet, ela pode evoluir por dias ou semanas sem tratamento e pode virar uma necrose.

Neste caso, o pet deve ser levado em veterinário odontológico para uma avaliação correta. Normalmente, as opções de tratamentos são: tratamento do canal, restauração do dente ou em alguns casos a extração do dente. Entretanto, apenas nos casos mais graves, em que há comprometimento do dente e de estruturas adjacentes.

fratura de dentes com o dr. patas

Existem várias vacinas para gatos, todas elas com o propósito de protegê-los de doenças graves. Como, por exemplo, a rinotraqueite, e calicivirose, e panleucopenia felina, a clamidiose, leucemia felina e a raiva. Além disso, cada uma dessas doenças pode ser transmitida por diferentes meios, como contato com outros animais infectados, objetos contaminados e até mesmo por insetos. 

A vacinação é importante não só para proteger o próprio gato, mas também para evitar a propagação dessas doenças para outros animais e até para humanos. Além disso, muitas dessas doenças são difíceis de tratar e causam muito sofrimento tanto para o animal quanto para sua família. Assim, os tutores devem seguir rigorosamente o calendário de vacinação prescrito pelo médico veterinário e manter as vacinas atualizadas.

vacine com o dr. patas

A ausência de um tratamento adequado pode ocasionar até infecções em outros órgãos, uma vez que as bactérias da boca atingem a corrente sanguínea e podem se tornar uma infecção generalizada. Por isso, é muito importante realizar avaliações periódicas com o médico veterinário, bem como a limpeza de tártaro. A fim de evitar maiores problemas em casos de fratura ou para um simples check-up odontológico e geral do seu melhor amigo.  

Entre em contato para saber mais e agendar uma consulta!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

1 comentário

  1. […] acreditem que os ossos são bons para os dentes dos pets, ossos cozidos ou muito duros podem causar fraturas dentárias. Por fim, açúcares e carboidratos refinados contribuem para a formação de placa e tártaro, […]