Higroma de cotovelo
Seu cão costuma repousar em superfícies duras e ásperas? Pois saiba que essa prática pode causar uma disfunção física para as pernas do seu melhor amigo. Já ouviu falar sobre o higroma de cotovelo, sabe o que é? Continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de inflamação.
o que é higroma de cotovelo?
Trata-se do nome dado a uma bursite localizada no cotovelo do cão. A região do cotovelo do pet é composta pela articulação dos ossos úmero, rádio e ulna. Dessa forma, existe uma cápsula articular que envolve estes ossos e dentro dela existe o líquido sinovial. Este líquido viscoso permite aos vários ossos da articulação interagirem e deslizarem entre si sem atrito, enquanto criam movimento.
Sendo assim, a bursite, causadora do higroma, é uma inflamação dolorosa da bursa. Ou seja, essa bolsa preenchida com o líquido que proporciona amortecimento músculos, tendões e ligamentos. Assim, quando o animal se movimenta, ele fica com a região dolorida e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível.
quais são as causas?
O inchaço pode ocorrer em cães de qualquer raça e sexo que acabam colocando muito peso sobre a região do cotovelo. Entretanto, é mais comum aparecer em cães de pêlo curto, jovem e de raça grande, como por exemplo dogue alemão, mastiff, rottweiler.
E isso, acaba causando a inflamação sobre o tendão ou cápsula articular. Outra causa é quando os cães repousam em superfícies dura e áspera. Com a pressão e o peso do corpo, os cães causam danos aos tecidos e ossos do cotovelo. A partir disso, a inflamação na articulação começa a induzir um aumento do líquido sinovial. E assim, a região começa a aumentar de volume.
Há dois tipos de higroma:
- Higroma sem complicação - Nesse tipo, o cão não sente dor e há apenas alterações na aparência. Dessa forma, o tratamento pode ser feito apenas ao trocar a cama do paciente, órteses ou roupas protetoras também podem ser utilizadas.
- Higroma com complicação - Em caso de infecção ou em casos já ulcerados, com ferida. Assim, o higroma classifica-se como “com complicação”.
sintomas e sinais
Normalmente, os higromas têm uma difícil cicatrização. Isso por causa dos danos repetidos nos tecidos. Além disso, o inchaço, geralmente uma bolsa de fluido, é o corpo tentando criar uma barreira de proteção na região do cotovelo. Portanto, ter à disposição do pet uma zona de cama macia e almofadada pode fazer toda a diferença e ser a melhor prevenção.
Por fim, em casos mais avançados, podem ocorrer feridas cutâneas e contaminação do líquido articular por bactérias. E isto por sua vez, pode causar uma infecção articular.
tratamento do higroma de cotovelo com o dr. patas
O tratamento vai depender do tipo de higroma e de suas causas. Ou seja, quando se trata de um higroma não complicado, recorre-se a uma ligadura e aos anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos como AINES, unidos ao repouso e à cama macia.
Se o animal não reagir aos AINES ou se a infecção estiver relacionada com uma condição auto-imune, indica-se o uso de esteroides. Entretanto, contraindica-se retirar o fluido do higroma. Uma vez que, sempre que houver uma perfuração, pode-se introduzir um infecção, criando potencialmente um higroma complicado. Todavia, cada caso é específico e por isso o médico veterinário sempre deve ser consultado.
No Dr. Patas realizamos não só exames e consultas de check up, visando a detecção precoce deste problema, mas também realizamos cirurgias, caso necessário. Isso porque nossas instalações contam com a infraestrutura mais completa do bairro do Paraíso.
Quer saber se o seu pet pode estar com higroma de cotovelo? Preencha o formulário e entre em contato agora mesmo para agendar uma consulta com o Dr. Patas!