Indicativos de Câncer em Gato

15_11 indicativos de cancer no gato

Assim como os humanos, gatos estão suscetíveis a terem câncer. Essa doença se caracteriza inicialmente por um tumor, que se tiver um crescimento desenfreado de células pode prejudicar e muito um organismo. Como os gatos são mais quietos, do que os cachorros, o diagnóstico precoce é difícil, já que eles costumam esconder suas dores e desconfortos. Justamente por isso, é importante o acompanhamento com o médico veterinário. Conheça indicativos de câncer em gato.

Câncer em gatos

Como já mencionamos aqui no blog sobre o câncer em cães, o câncer caracteriza-se pela reprodução exacerbada de células que levam à formação de corpo estranho, um tumor. Ou seja, apenas um veterinário pode fazer o diagnóstico correto. E para isso, o médico veterinário faz exames clínicos e laboratoriais. Entretanto, os gatos doentes apresentam sinais de que algo não está normal no funcionamento do organismo. Por isso, os tutores devem sempre se atentar ao comportamento deles. Uma vez que eles não manifestam sua dor de forma tão chamativa. (saiba identificar) E sendo assim, quanto antes a patologia for identificada, crescem as chances de um tratamento bem sucedido. 

O felino costuma manter suas características selvagens e por isso esconde sua dor como forma de defesa. Além disso, os gatos podem sentir dores durante o tratamento de câncer. Assim, um dos focos do tratamento é também na administração da dor do bichano. Isso porque, além de melhorar a disposição dele, também ajuda no processo de sua recuperação.

Tipos de câncer mais comuns em gatos

Dentre os mais comuns, está o linfoma, um câncer que atinge os linfonodos, nódulos linfáticos ou gânglios, que ficam espalhados por diferentes regiões do corpo do gato. Devido ao aumento na vacinação contra o vírus da leucemia em gatos, gatos novos cada vez menos têm esse tipo. Entretanto, o índice é crescente em gatos mais velhos por causa do aumento da expectativa de vida. Para este tipo, o tratamento mais comum é a quimioterapia. Mas isso depende do estágio de desenvolvimento da doença no gato.

Outro tipo bastante comum é o carcinoma espinocelular que costuma atingir os gatos brancos, mais vulneráveis quando expostos ao sol, devido à sensibilidade da pele deles. Inclusive, há especialistas que apontam que os tutores devem passar protetor solar em gatos brancos. 

Os gatos branquinhos têm essa probabilidade maior de desenvolver o câncer de pele, especialmente nas pontas do nariz e também nas pontas das orelhas. Além deles, os gatos malhados, também podem ter problemas com a exposição solar em suas partes brancas.

Indicativos de câncer em gatos

Inchaços persistentes ou crescentes - Em muitos casos, os inchaços são notados quando fazemos carinhos no gato. Eles sentem incômodo na região e até dor na região do tumor. Sendo assim, qualquer sinal de inchaço, caroço ou saliência é um bom motivo para visitar um veterinário.

Feridas e falta de cicatrização - Feridas e cicatrização mais lenta – ou até mesmo inexistente – podem ser sintomas de câncer em gatos. Por isso, diariamente, dedique um tempo para observar o seu animal de estimação, para verificar alterações no comportamento dele e de seu organismo.

Perda de peso e de apetite - A perda de peso, especialmente se for repentina, pode ser um alerta importante. Como causa da perda de peso, a recusa para se alimentar ou vômito imediatamente também são sinais. 

Sangramento, presença de muco ou corrimento - Sangramentos ou expulsão de qualquer muco ou líquido pelos orifícios é um sinal de que o gato tem que ir ao médico.

Dificuldade de engolir, urinar ou defecar - Queixas, sangramentos e demora para urinar ou defecar podem denunciar o problema. Assim, como a demonstração de dor ao engolir ou regurgitar a comida.

Odores incomuns - Odores incomuns e fortes podem sinalizar mudanças na saúde do seu gato.

Indisposição - Hesitação para brincadeiras, exercícios ou passeios também podem ser preocupantes. Ainda que o comportamento dos gatos mostre que eles são animais independentes e com personalidade forte, isso não indica que sejam anti sociais e nunca interagem. Uma vez que eles também precisam de brincadeira e atividade física para se desenvolverem com saúde.

Respiração ofegante - Respiração pesada, com engasgos, fadiga e/ou falta de fôlego também são alertas para câncer em gatos.

Traga seu pet para a clínica do Dr Patas

Como mencionamos acima, o diagnóstico precoce é muito importante para assegurar que seu animal de estimação tenha uma recuperação bem-sucedida. Por isso, é muito importante que ele visite regularmente o veterinário para a realização de um check-up. Isso porque, através dos exames, é possível monitorar e identificar rapidamente qualquer alteração na saúde de seu pet. E dessa forma, ele poderá ser encaminhado logo a um especialista. Nesse sentido, você pode contar com a clínica veterinária do Dr Patas. Conosco, o seu animal terá a disposição a melhor estrutura veterinária do Paraíso. Além disso, contamos com um veterinário oncologista especializado, caso seja necessário iniciar tratamento. Nosso objetivo é proporcionar ao seu cão uma abordagem multidisciplinar. Por isso, contamos com profissionais especializados em diversas áreas da medicina veterinária, para promover uma recuperação abrangente e otimizada

Entre em contato por nosso WhatsApp ou acesse nosso site e agende uma consulta agora mesmo! 🐶🩺😻

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: