O que acontece se eu não vacinar o meu cachorro?
Antes de tudo, os pets precisam ser vacinados para evitar diversos problemas, que podem ocasionar diversas sequelas para o animal. Além disso, eles podem transmitir as zoonoses, doenças que se transmitem dos animais para humanos. Portanto saiba o porquê você deve vacinar seu amigo se você tem a dúvida: o que acontece se eu não vacinar o meu cachorro?
o que acontece se eu não vacinar o meu cachorro?
Por exemplo, vamos começar a falar das zoonoses, doenças que se transmitem de animais para humanos, o que configura um dos principais problemas da falta de vacina nos pets. Assim sendo, a raiva se trata de uma dessas doenças. E ela se transmite por meio de um vírus e se trata de uma patologia incurável que leva à morte quase 100% dos mamíferos infectados, o que mostra o alto grau de perigo dessa doença.
Além da raiva, a cinomose é outro dos principais problemas gerados por um pet não vacinado. Apesar da doença atingir apenas os cachorros, se trata de uma doença muito infecciosa que coloca em risco todos os cachorros que não tiveram seu ciclo de vacinas concluído. A taxa de mortalidade da cinomose é muito alta e os cachorros que sobrevivem tendem a ter muitas sequelas, em geral neurológicas.
Por fim temos também a parvovirose canina, outra doença altamente contagiosa e que pode ser evitada por meio da vacinação. Já que é mais comum ela atingir cachorros com menos de 6 meses, ainda não imunizados. E estes são apenas alguns dos pontos que mostram a importância da vacinação correta do seu pet. Inclusive, no caso de algumas doenças, a vacinação se trata de uma obrigação prevista em lei.
vacinação em cães
Ademais, as vacinas para cães são dividas em dois grupos: obrigatórias e recomendadas. Em primeiro lugar, o grupo das essenciais oferece proteção contra doenças fatais e zoonóticas, ou seja, aquelas que podem ser transmissíveis aos humanos. Como, por exemplo, a Cinomose. Felizmente, as vacinas polivalentes, V8 e V10 são altamente eficazes contra ela.
vacinação em gatos
Existem várias vacinas para gatos, todas elas com o propósito de protegê-los de doenças graves. Como, por exemplo, a rinotraqueite, e calicivirose, e panleucopenia felina, a clamidiose, leucemia felina e a raiva. Além disso, cada uma dessas doenças pode ser transmitida por diferentes meios, como contato com outros animais infectados, objetos contaminados e até mesmo por insetos.
A vacinação é importante não só para proteger o próprio gato, mas também para evitar a propagação dessas doenças para outros animais e até para humanos. Além disso, muitas dessas doenças são difíceis de tratar e causam muito sofrimento tanto para o animal quanto para sua família. Assim, os tutores devem seguir rigorosamente o calendário de vacinação prescrito pelo médico veterinário e manter as vacinas atualizadas.
vacine com o dr. patas
Por fim, é importante lembrar que a vacinação se trata de uma medida preventiva e não garante a imunidade completa contra todas as doenças. Portanto, os tutores devem ficar atentos para levar seus pets ao veterinário imediatamente caso notem algo diferente em seu comportamento, alimentação ou aparência.
A boa notícia é que todas essas vacinas para cachorros podem ser encontradas na clínica veterinária do Dr. Patas. Logo, ao agendar uma consulta conosco, seu cãozinho passará por um check-up completo. Dessa forma, permitindo que nosso médico veterinário determine as vacinas necessárias e criando um calendário de vacinação personalizado.
Preencha o formulário agora mesmo e entre em contato! 🐕🐕🦺