Por que meu gato parou de usar a caixinha?

07_11 por que meu gato parou de usar a caixa de areia

Por que meu gato parou de usar a caixinha? Muitos tutores têm essa dúvida e saiba que para ele isso faz sentido. Ou seja, se o seu gato está 100% saudável e parou de usar o espaço onde ele deveria fazer suas necessidades, algo está estranho. E sendo assim, essa atitude pode dizer muito mais do que se pensa. Portanto, entenda no texto algumas possíveis razões.

A caixa de areia está suja?

Os gatos têm a limpeza de suas caixas como algo essencial. Entretanto, cada indivíduo é único também. Sendo assim, alguns não se incomodam se usarem uma caixa um pouco suja, enquanto outros não gostam de usar assim. De qualquer forma, tenha como um  hábito em sua agenda a limpeza do “banheiro” do seu amigo. 

Mudanças na caixa

A troca da areia da caixa pode provocar sensações em que seu gato não está acostumado. E uma vez que eles são bastante apegados a odores, essa troca também pode causar estranheza por isso. Sendo assim, a areia nova pode ser a causadora do problema. E evite areia com odores, pois a maioria dos gatos não costuma gostar.

A mudança de lugar da caixa também pode representar a quebra da rotina dos gatos, que são muito apegados a essa constância em seu cotidiano. Mas caso você precise mudar a caixa, faça essa mudança com calma, levando a caixa gradativamente para o novo local.

Além disso, uma mudança no ambiente pode estressar seu gato e alterar o seu comportamento. Como por exemplo, ao mudar um móvel de lugar ou trazer um novo pode incomodar um gato que seja mais sensível. E isso acontece independente do móvel estar próximo à caixa de areia. Ou exemplo é a chegada de novos membros para a família. Isso também pode confundir ou fazer com que o gato se sinta ameaçado.

Razões de saúde

A alimentação também pode ser um dos motivos. Por isso, evite rações secas e opte pelas úmidas. Uma vez que elas possuem maior quantidade de proteínas, redução de carboidratos e maior concentração de água, essencial para a hidratação. Além disso, se o seu gato demonstra: letargia, perda de apetite, diarreia e vocalização extrema leve ao médico veterinário o mais rápido possível. Isso porque como qualquer outro animal, quando os gatos adoecem, eles mudam hábitos. E aí pode estar o problema com a “caixa de areia”. Sendo assim, para prevenir esse problema, você pode levar seu gato periodicamente ao Dr. Patas para realização de check-ups. 

Nossa clínica conta com a melhor infraestrutura do bairro do Paraíso e com uma equipe multidisciplinar para as mais diversas especialidades da medicina veterinária!

Não perca tempo, agende uma consulta e venha conhecer nossa equipe e instalações.🐾

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: