Qual o problema do filhote roer as coisas?
Morder é essencial para a saúde dos dentes, mandíbulas e gengiva do seu cachorro. Por isso, os filhotes têm muita necessidade de morder as coisas para aliviar a irritação e inflamação que é causada pelo crescimento dos dentes. Além disso, trata-se de uma das formas para eles conhecerem o mundo à sua volta. Entretanto, o ato de roer as coisas constantemente pode ser ruim para os pets enquanto eles não crescem. Para isso, saiba no texto abaixo: qual o problema do filhote roer as coisas?
qual o problema do filhote roer as coisas?
Geralmente os cachorros dormem boa parte da noite e muitas horas durante o dia, mas no momento que eles estão acordados eles precisam fazer alguma coisa para passar o tédio. Assim, o tratamento e trabalho de prevenção é focar em educação e manejo - a ideia é ensinar o cachorro o que ele não pode roer e direcionar ele para o que ele pode roer.
como prevenir que um filhote roa tudo
Dessa forma, quando você for sair de casa ou na hora de dormir, deixe seu filhote em um espaço limitado, sem acesso para a casa inteira. Sendo assim, deixar ele livre pela casa é a receita perfeita para ele morder alguma coisa que não pode e gostar! Então escolha uma área que ele possa ficar confortável, de preferência coberta. Coloque em um lado a caminha dele, comida e água fresca e vários brinquedos recheáveis para ele brincar.
Fazendo isso, você vai acostumar o seu cachorro a pegar esses brinquedos quando você sair e logo quando acordar a tarde (antecipando sua chegada). O propósito desse confinamento é prevenir que o seu filhote morda as coisas que ele não pode. E assim, aumentar a probabilidade de ele desenvolver um hábito de morder apenas brinquedos.
saúde bucal de filhote com o dr. patas
O esquema de confinamento serve para otimizar o treinamento sozinho. Assim, o seu filhote vai se treinar sozinho para morder só os brinquedos dele. Criando esse hábito de morder só os brinquedos recheáveis o seu filhote não vai mais querer destruir o sofá, carpete, móveis, chinelo, pé de cadeira. Seu filhote também tem menos chance de criar o hábito de latir e, de bônus, ele vai aprender a ficar tranquilo e feliz ao invés de ansioso e entediado quando ficar sozinho (conheça outras formas de evitar a ansiedade do seu pet).
Entretanto, há quem acredite que ao roer as coisas o cachorro está se prevenindo contra o tártaro, mas isso é mito! Para essa prevenção, o mais recomendado é a limpeza de tártaro. Pois ela elimina a placa bacteriana grande responsável pelo aparecimento de doenças periodontais, que causam a perda precoce dos dentes de cães e gatos.
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com o Dr. Patas!