Recessão gengival – Entenda o que é
A gengivite é a primeira manifestação clínica da doença periodontal. Essa doença tem como causa a acumulação de placa bacteriana junto à margem gengival e nos sulcos dentários. Entretanto, a gengivite pode evoluir para doenças bucais mais graves. No blog de hoje vamos explicar a recessão gengival, entenda o que é.
o início de tudo: gengivite
Podemos considerar que os tecidos gengivais saudáveis são de uma cor rosa-claro, possuem um bordo fino, liso e regular. Neles, não devemos observar vestígios de placa dentária ou cálculo. Já quando estamos perante uma gengivite, existe uma alteração da cor da gengiva, observando-se uma linha avermelhada ao longo da margem gengival, o que corresponde a uma inflamação superficial da gengiva. Apesar disso, essa etapa é reversível se for removida a placa bacteriana, sem perda do ligamento periodontal.
recessão gengival
Quando a gengivite não é tratada, a inflamação dos tecidos evolui para uma periodontite, em que pode acontecer a perda de fixação. Sendo assim, a perda de fixação do dente, começa essencialmente de duas maneiras:
- Recessão da gengiva, mas com o sulco gengival inalterado. Neste caso, há a exposição das raízes do dente afetado. Apesar da gravidade, o médico veterinário pode facilmente identificá-la durante o exame físico do animal em consulta.
- A gengiva se mantém com a mesma altura, mas a área de fixação se desloca no sentido apical e cria uma bolsa periodontal. Assim, neste caso só é possível ser diagnosticado sob anestesia geral, com o uso de uma sonda periodontal.
principais causas
As principais causas da recessão gengival são:
- Acúmulo de da placa de bactérias e de cálculos (tártaro) que acabam irritando e inflamando as gengivas.
- Inflamações e infecções nos tecidos de suporte dos dentes, que pode resultar em doenças periodontais
- Mordidas em objetos duros que podem danificar as gengivas (saiba mais como tratar fraturas de dentes em pets)
- Por fim, pets mais velhos são mais propensos a problemas dentários.
prevenção com o dr. patas
A recessão gengival é um problema dental comum em cães e gatos. Como vimos acima, a exposição dos dentes e até das raízes. Pode causar dor, sensibilidade e levar a infecções graves. Por isso, o tutor deve escovar os dentes do seu pet regularmente com a ajuda a prevenir a formação de placa.
Por fim, visitas frequentes ao veterinário ajudam e muito. Pois, check-ups dentários regulares detectam possíveis problemas de forma precoce. E assim, veterinário odontologista pode indicar o tratamento adequado ou até rações específicas que auxiliam na saúde dental.
Preencha o formulário agora mesmo e entre em contato! 🐕🦷🐱