Saiba entender os latidos do seu pet

blog Saiba entender os latidos do seu pet 14_06 (1)

O latido é um comportamento bastante natural dos cães. Tão comum quanto abanar o rabo ou cavar, é impossível evitar os latidos deles. Até porque na maioria dos casos eles estão tentando se comunicar com seus amigos humanos. Por isso, é fundamental ao menos entender a intenção do cão com um latido. Saiba entender os latidos do seu pet.

saiba entender os latidos do seu pet

Primeiramente, não estamos aqui ensinando “cachorrês”. Mas alguns desses sons podem indicar alguns desses momentos para seu pet. Por isso, saiba entender o que ele está dizendo com diferentes tipos de latido:

latidos

Latido curto e agudo - Costuma ser algo amigável, geralmente emitido para saudar alguém ou outro animal. Portanto, é comum ouvi-lo ao chegar em casa.

Latido curto e em tom baixo - Diante do pressentimento de perigo, os cães costumam latir descontroladamente e perante novos ocorridos ou pessoas estranhas. Além disso, o barulho de fogos, trovões também pode estimular esse tipo de latido de cachorro.

Latido descontínuo - Quando o pet está entusiasmado ou feliz demais. Assim, eles latem com o intuito de que alguém o leve para fora de casa ou brinque com ele.

Latido insistente e repetitivo - Mais comum em cães adestrados, quando encontram algo. Entretanto, também pode ocorrer com cães sedentários e irritados, que por meio do latido constante e repetitivo externalizam essa frustração.

Além disso, é comum observar cães idosos latindo com maior intensidade e frequência. Isso acontece devido à surdez que sofrem, tornando-os incapazes de regular seus próprios sons.

uivos

Uivo longo e contínuo - Costuma manifestar medo e dor. Entretanto, podem vir junto de latidos descontínuos.

Uivo em conjunto com outros cães - Sinal que tem por objetivo marcar determinado território.

Uivo por imitação - Tendem a tentar imitar outros sons como sirenes, ambulâncias, patrulhas policiais, violão etc. Vale ressaltar que eles possuem ouvidos mais sensíveis, por isso captam com facilidade outros tipos de frequências.

Gemido de filhote - Em geral, representa queixa ou que está exigindo atenção e carinho.

Em alguns casos, uivos também podem significar depressão e ansiedade sentidos pelo animal.

grunhidos

Menos comuns do que os uivos e latidos, mas também ocorrem com certa frequência nos cães.

Grunhido suave em tom baixo - Costuma ser emitido em momentos de brincadeira, em que o pet está exigindo espaço.

Grunhido/latido - quando em tom baixo e dirigido a outro animal pode significar desconfiança. Entretanto, quando o animal só grune em tom baixo, pode ser sinal de agressividade ou para chamar a atenção.

Grunhido irregular - Variando de tons, este costuma ser um sinal claro de nervosismo e o cão pode estar a ponto de atacar. Nesses casos, não se deve nunca olhá-lo nos olhos.

como diminuir latidos do seu pet

Se o desejo é que ele diminua os latidos, os tutores devem se atentar aos comportamentos que acabam reforçando no seu filhote. Por exemplo, se ele começa a latir, espere ele parar de latir para depois dar atenção para ele. Ou seja, não devem sair brincando com o cãozinho só porque ele latiu. Pois dessa forma, ele vai recompensar o comportamento de latir. E com o tempo o seu filhote vai latir toda vez que quiser brincar com você. O mesmo vale para a comida, evite reforçar esse comportamento.

Por fim, para solucionar de vez isso, você deve ensinar o comando “shiu” para seu amigo. Peça para alguém tocar a campainha ou o interfone. Quando o seu filhote latir, fale “shiu” bem alto. Ele vai parar de latir para olhar para você, e quando ele fizer isso dê um petisco e bastante carinho para ele.

Repita esse processo algumas vezes para o comando ficar bem treinado. Após esse treino você pode identificar as outras situações em que o comando pode ser uma boa alternativa. Lembre-se sempre de recompensá-lo após ele obedecer.

socialização com a dog's play

Conte com a Dog’s Play para socializar com seu melhor amigo. Em nossa creche temos uma rotina de atividades diversificadas para estimular seu pet da melhor forma. Além disso, possuímos puppy class para educar seu pet da melhor forma possível!

Por fim, vale sempre lembrar que é mais fácil você dedicar um tempo agora para educar seu pet e/ou filhote. Assim, ele consegue crescer e se desenvolver bem e sem traumas, evitando repetidos ou futuros problemas comportamentais.

Entre em contato pelo formulário e saiba mais agora mesmo!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: