Saiba identificar stress no seu pet – Pet Shop no Paraíso

saiba identificar stress no seu pet arte blog dogs play

Os cães se desenvolvem com a rotina. Quando elas são interrompidas, eles podem ficar estressados. A partir disso, eles tentam sinalizar para seus tutores por meio do comportamento. Entretanto, não se engane que essa é a única forma que pode gerar esse tipo de reação neles. O tédio também pode ser uma das causas. Saiba identificar stress no seu pet.

Como identificar stress no seu pet

A quebra de rotina, o tédio e a falta de estímulos mentais podem ser causas de stress. Por isso, é necessário ter brincadeiras e atividades dentro da rotina do animal. Além disso, ruídos altos, intermitentes e de alta frequência também, traumas anteriores, ansiedade de separação e novas pessoas no ambiente podem ser causas. Além disso, o comportamento do próprio tutor pode influenciar o pet. Isso porque ele sente quando o tutor está triste, com stress, doente ou nervoso. E assim, ele acaba imitando o comportamento.

Cães

Existem alguns sinais de que seu cão pode estar estressado. Como por exemplo, passar a língua sobre os lábios com frequência, pupilas dilatadas e desvio do olhar do tutor. Além disso, as mudanças de comportamento são grandes aliados neste diagnóstico. Como por exemplo, se seu cachorro apresenta um desânimo repentino ou até uma agressividade fora do normal, latidos excessivos, perda de pelos e aumento de consumo de comida podem ser indicativos de algum problema. Neste caso, é aconselhável procurar um médico veterinário, que fará o diagnóstico completo, identificando a causa e um tratamento.

Gatos

Quem conhece sabe que os gatos são ainda mais temperamentais. E de certa forma, também são conservadores e desconfiados. Por isso, uma simples mudança de ambiente pode ser um motivo de sofrimento, mesmo que seja no apartamento do vizinho. No caso dos felinos, quando estressados, a maioria deles corre para se esconder. E dessa forma, um gato pode demorar até dias para sair do esconderijo e semanas para se acostumar com alguma novidade. Portanto, se o tutor planeja levar o pet em uma viagem é importante analisar muito bem. Pois o passeio pode não ser benéfico para o pet, até porque o simples transporte dele já pode ser algo estressante. 

Há situações que também podem gerar a sensação de medo e ansiedade no gato. Como, por exemplo, segurar o gato pelo pescoço, nessa situação o animal sente que perde o controle da situação e se sente vulnerável. Apesar de parecer que está calmo, na maioria das vezes, ele entra em um estado emocional de congelamento, também conhecido como “freezing‘’.

O que fazer quando meu cachorro está estressado?

Primeiramente, é  importante prestar atenção em como seu cão se comporta em várias situações durante o dia. A partir disso, você pode aprender a diferenciar sinais de estresse de um comportamento normal. A falta de atenção e de atividades com o tutor pode ser uma das causas do stress em cachorros.

Além disso, é válido fazer uma reflexão sobre seu próprio comportamento, será que algumas das suas atitudes não estressam seu pet? A falta de ordens claras, punições repetidas e sem necessidade são alguns exemplos de hábitos que podem contribuir para a ansiedade canina.

Tratamentos contra o stress

No caso dos cães, o ideal é sair para passear com ele uma vez ao dia, pelo menos. Assim, ele pode se sentir mais seguro e conectado com você, além de liberar o stress. Gastar energia é fundamental para o bem-estar do cão, principalmente os de porte maior. Umas das maiores causas de stress nos cães são os fogos de artifício. Entretanto, é impossível controlar esse tipo de situação que não depende apenas de você. Sendo assim, caso ele prefira se esconder, dê o espaço a ele. Ou por exemplo, tente entretê-lo na hora dos fogos com petiscos e guloseimas.

Como já falamos acima, atividades e brincadeiras são fortes aliadas contra o stress do seu cão. Na Day Care da Dog’s Play seu pet pode usufruir de um ambiente acolhedor com brincadeiras e especialistas em comportamento canino. Se seu cão está estressado, também existem tratamentos naturais e terapias que podem auxiliar ele. Como por exemplo, a cromoterapia que ajuda a equilibrar o corpo no aspecto emocional, mental, físico e espiritual. Além disso, medicamentos homeopáticos e florais também podem ser uma boa solução. Entretanto, o recomendado é fazer visitas periódicas ao médico veterinário antes de optar por um tratamento. Por sorte, o Dr. Patas fica localizado no mesmo local físico da Dog’s Play. 

Quer saber mais? Venha conhecer a Dog’s Play e agende agora mesmo uma avaliação gratuita! 🐾🐾

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

5 comentários

  1. Banho e Tosa na Vila Mariana - Dog's Play em 30/06/2023 às 9:43 am

    […] Em primeiro lugar, é importante analisar o tipo de pelagem do seu animal de estimação e suas necessidades específicas. Logo, se o seu pet tem pelos longos, a tosa higiênica pode ser indicada para evitar a formação de nós e infecções na pele. Por outro lado, se ele tem pelos curtos, um banho simples já pode ser suficiente. Além disso, pensando no bem-estar dos animais, o banho e tosa próximo da Vila Mariana utiliza produtos de alta qualidade e segurança, que não agridem a pele ou o pelo do pet. Ademais, também temos à disposição equipamentos modernos e tecnológicos, como, por exemplo, nossos secadores potentes e silenciosos. Assim, o banho do seu melhor amigo será feito com segurança e eficácia e sem causar estresse. […]



  2. […] e ambientes. Logo, ele aprende a interagir de forma educada com outros cães e pessoas, evitando comportamentos agressivos e […]



  3. […] a segurança e conforto do seu pet. Com secadores potentes, mas silenciosos diminuindo o estresse (saiba como identificá-lo em seu pet) que o banho pode causar. Além disso, usamos os melhores produtos na área estética e […]



  4. […] regulares para os seus passeios diários. Pois, quando o seu cachorro sabe o que esperar, a sua ansiedade diminui e ele ficará mais […]



  5. […] pode reduzir comportamentos indesejados. Como, por exemplo, pulos em pessoas, latidos excessivos, agressividade, destruição de objetos e fugas para a rua. Por fim, o adestramento bem-feito leva em conta as […]