Saiba mais sobre gengivite em pets

02_07 Saiba mais sobre gengivite em pets

A boca dos pets não é um lugar que os tutores costumam ter fácil acesso. Isso porque bichinhos podem ser bem ariscos e se irritar com as tentativas de aproximação. Entretanto, com atenção ao dia a dia do pet você consegue perceber sintomas mais comuns da inflamação da gengiva. Saiba mais sobre gengivite em pets.

o que é?

A gengivite em cachorro é uma doença muito comum. Ela acontece quando placas bacterianas se acumulam nos dentes, irritando a gengiva. E essa irritação tem efeitos nos pets, causando sangramentos, dores e inflamação. Entretanto, a doença tem um tratamento simples. E quanto mais cedo iniciá-lo, menores as chances de complicações para a saúde do seu pet.

sintomas e sinais

O mau hálito quase sempre indica algum problema na saúde bucal dos pets. Neste caso, ele se trata de um dos sintomas da inflamação da gengiva. Por isso, se o seu cachorro apresentar um hálito ruim, procure um Médico veterinário. Se a gengiva estiver inflamada ela pode comprometer a mastigação. 

Sendo assim, com a região sensível e dolorida, muitas vezes o animal não consegue mastigar direito os alimentos. A partir disso, ele tende a comer menos e com menos nutrientes, ele pode contrair outras doenças.Por fim, a inflamação na região costuma causar vermelhidão e inchaço na gengiva. Em alguns casos, o pet pode ter sangramentos na região.

como prevenir a gengivite com o dr. patas

Para ajudar na prevenção, você pode fazer a escovação diária, alimentação balanceada e o tratamento clínico quando necessário 

Quando os casos são evoluídos, a placa bacteriana se calcifica com os sais minerais da saliva formando-se o tártaro. A diferença é que a placa pode ser removida com a escovação e o tártaro não, sendo necessário um tratamento profissional para sua remoção. Então, não espere a placa se tornar em tártaro para começar a se preocupar. Ou seja, consulte o Dr. Patas para um diagnóstico assertivo e melhor acompanhamento do caso. Nosso dentista veterinário irá identificar se o problema requer tratamento com medicamentos ou se já é caso de uma limpeza profissional para remover o tártaro acumulado e polir os dentes. 

Agende agora mesmo uma consulta, preencha o formulário!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: