Veterinário Oncologista

veterinario-oncologista

O câncer é uma das doenças que mais afeta os animais de estimação atualmente. Isso porque, com o aumento da expectativa de vida dos nossos pets, também surgem doenças relacionadas à idade avançada, assim como ocorre com os seres humanos. Mas, a boa notícia é que a medicina veterinária evoluiu consideravelmente e hoje conta com uma área especializada: a oncologia veterinária. Nesse sentido, conheça mais sobre o papel vital do veterinário oncologista no estudo e tratamento do câncer em animais de estimação.

Veterinário Oncologista

Em primeiro lugar, a oncologia veterinária é a área responsável por diagnosticar e tratar câncer em pequenos animais. Desta forma, um dos aspectos mais importantes do trabalho de um veterinário oncologista é o diagnóstico precoce e preciso do câncer em animais de estimação. Isso porque, assim como nós seres humanos, o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido. Além disso, os veterinários oncologistas têm conhecimento aprofundado sobre os diferentes tipos de câncer que afetam os animais. Assim como, conhecem também, os sinais e sintomas específicos a serem observados. Logo, com exames de diagnóstico avançados, como biópsias, radiografias, ultrassonografia, eles conseguem identificar o tipo de câncer e determinar o estágio em que se encontra.

Porém, além de administrar os tratamentos, o veterinário oncologista também desempenha um papel importante no monitoramento do progresso do animal durante todo o processo. Isso porque, eles acompanham a resposta do câncer ao tratamento, realizando exames regulares e ajustando o plano terapêutico conforme necessário. Além disso, também fornecem suporte contínuo aos proprietários, respondendo a quaisquer preocupações ou perguntas que possam surgir.

Principais doenças oncológicas

Segundo a oncologia veterinária, várias são as razões que podem contribuir para o aparecimento de câncer em animais de estimação. Porém, as principais causas podem ser: os fatores genéticos, a idade avançada, mutações celulares e presença de outras patologias nos animais. Além disso, a exposição dos animais a elementos externos, como a radiação solar e produtos químicos, também pode desencadear o câncer. Adicionalmente, a falta de castração, especialmente em fêmeas, pode levar ao desenvolvimento de câncer de origem hormonal. Dessa forma, os principais tipos de problemas oncológicos em cães e gatos são:

  • Tumores mamários e ovarianos, que ocorrem principalmente em fêmeas não castradas.
  • Tumores cutâneos, que podem ser tanto internos quanto externos, afetando principalmente gatos despigmentados.
  • Câncer de pele, causado pela exposição frequente e excessiva ao sol.
  • Tumores hematopoiéticos, que resultam em linfomas e leucemia nos animais.

Tratamentos disponíveis

Após o diagnóstico, o veterinário trabalha em estreita colaboração com os tutores para desenvolver um plano de tratamento personalizado. O primeiro e mais comum é o tratamento curativo, que consiste na realização de uma cirurgia para a retirada do tumor. Além disso, esse método pode ser combinado com tratamentos alternativos, como, por exemplo, a quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia e a imunoterapia. Por outro lado, existe o tratamento paliativo, indicado para casos quando o tumor já está avançado e não há mais possibilidade de cura. Dessa forma, os cuidados são apenas para aliviar a dor e o sofrimento dos animais. Portanto, o veterinário tem conhecimento especializado sobre os diferentes tratamentos e ajuda os donos a tomar decisões difíceis considerando sempre o bem-estar do animal.

Traga seu pet para a clínica do Dr Patas

Como mencionamos acima, o diagnóstico precoce é muito importante para assegurar que seu animal de estimação tenha uma recuperação bem-sucedida. Por isso, é muito importante que ele visite regularmente o veterinário para a realização de um check-up. Isso porque, através dos exames, é possível monitorar e identificar rapidamente qualquer alteração na saúde de seu pet. E dessa forma, ele poderá ser encaminhado logo a um especialista. Nesse sentido, você pode contar com a clínica veterinária do Dr Patas. Conosco, o seu animal terá a disposição a melhor estrutura veterinária do Paraíso. Além disso, contamos com um veterinário oncologista especializado, caso seja necessário iniciar tratamento. Nosso objetivo é proporcionar ao seu cão uma abordagem multidisciplinar. Por isso, contamos com profissionais especializados em diversas áreas da medicina veterinária, para promover uma recuperação abrangente e otimizada

Por fim, traga seu melhor amigo para um check-up em nossa clínica veterinária, localizada na Rua Teixeira da Silva, 433, no bairro do Paraíso. Nosso horário de funcionamento é das 9h às 17h, proporcionando flexibilidade aos tutores na marcação de consultas. Além disso, estamos situados a apenas 2 minutos da Av. Paulista, e ao lado da estação Metrô Brigadeiro, ou seja, o acesso é super fácil. 

Entre em contato por nosso WhatsApp ou acesse nosso site e agende uma consulta agora mesmo! 🐶🩺😻

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

2 comentários

  1. Cirurgia Oncológica para pet - Dog's Play em 05/09/2023 às 9:01 am

    […] como em humanos, a cirurgia oncológica para animais de estimação é crucial no tratamento do câncer. Isso porque, essa abordagem busca […]



  2. […] Com o aumento da expectativa de vida dos nossos pets, também surgem doenças relacionadas à idade avançada, assim como ocorre com os seres humanos. Mas, a boa notícia é que a medicina veterinária evoluiu consideravelmente e hoje conta com uma área especializada: a oncologia veterinária.  […]