O que é condicionamento operante

29_08 blog O que é condicionamento operante

Anteriormente aqui no blog, falamos aqui sobre condicionamento clássico (clique para saber mais) e como os cães fazem associações. Sendo assim, vamos mostrar que o seu pet também aprende percebendo que os seus comportamentos têm consequências (boas ou ruins). Para complementar falaremos agora sobre o condicionamento operante.

Condicionamento operante

Essa é uma outra teoria, criada pelo psicólogo B. F. Skinner e é muito utilizada para entendermos como o seu cachorro aprende. Para explicar a teoria do Skinner você precisa entender alguns conceitos básicos. Como por exemplo, entendemos como reforço algo que acontece e que aumenta a frequência desse comportamento, aumenta a probabilidade desse comportamento acontecer novamente. Enquanto isso, a punição busca diminuir a frequência desse comportamento e a probabilidade dele acontecer novamente.

Assim, há dois tipos de reforços e punições. Entretanto, para entender é necessário se desprender do conceito de positivo e negativo, no sentido que cada um significa bom e ruim. A partir de agora:

Positivo (+) -  adicionar algo 

Negativo (-) - retirar algo

Exemplos de condicionamento operante

Com exemplos mais próximos da nossa realidade para ser mais fácil de entender, agora vamos mostrar como usamos essa teoria na prática com cachorros.

Reforço positivo

Adicionar algo para aumentar a probabilidade de repetir o comportamento. Em geral, o próprio cachorro decide o que é um reforço positivo para ele. Assim, resta ao tutor descobrir o que é e saber como usar isso ao seu favor. Exemplos de reforço positivo:

- Petisco

- Carinho

- Atenção

- Brinquedo

- Começar uma brincadeira

Mas é importante entender que o reforço não precisa vir necessariamente de você. Ou seja, quando o cachorro pula na mesa para tentar pegar uma comida, ao conseguir, ele ganha um reforço positivo. Ou seja, ele vai tentar de novo. Assim como quando você está andando na rua com o seu cachorro e ele vê um outro cachorro e quer brincar, ele vai sair puxando na guia até chegar no outro cachorro. Como ele conseguiu o que ele queria, ele vai puxar a coleira mais vezes.

Punição positiva

adicionar algo para diminuir a probabilidade de repetir o comportamento. Neste caso, adiciona-se um pouco de desconforto no cachorro para usar a punição. Geralmente a punição positiva está associada com:

- Pressão na guia

- Enforcador

- Bronca verbal

- Coleira de choque

- Borrifador de água (se o cachorro não gostar)

Assim como no reforço positivo, a punição também necessariamente vem do adestrador. Por exemplo, se o cachorro pula na mesa e derruba uma panela que faz um barulho super alto, ele vai se assustar e provavelmente não vai querer pular de novo. Ou se um cachorro vai tentar roubar a comida do outro e ele leva uma mordida, provavelmente não vai mais tentar pegar a comida do outro cachorro.

Reforço negativo

Retirar algo para aumentar a probabilidade de repetir o comportamento. Relacionado à punição positiva. Entretanto, ele ocorre quando adiciona-se um desconforto para o cachorro e em seguida o retira. Assim, o que o cachorro estiver fazendo no momento que o desconforto for retirado vai ser reforçado.

Por exemplo, se você mandar o cachorro sentar, adicionar um desconforto com a guia e soltar no exato momento que ele senta, você vai reforçar o comportamento de sentar.

Punição negativa

Retirar algo para diminuir a probabilidade de repetir o comportamento. Relacionada com o reforço positivo, se o tutor der um petisco para o cachorro, mas ele pula em você e daí  você retira o petisco. Outro exemplo, é quando o cachorro está recebendo um carinho, mas ele late. A partir disso, se você parar de fazer carinho nesse momento você está punindo ele pelo comportamento de latir.

Condicionamento operante na prática

Se você está voltando para casa depois de um dia de trabalho e logo que chega em casa o seu filhote fica todo agitado e latindo para você. Ou seja, o que ele quer nesse momento é a sua atenção e brincar com você e se você der isso no momento em que ele está latindo e pulando em você, você vai reforçar esse comportamento. Assim, sempre que você chegar em casa ele vai latir e pular em você. Mas se você esperar ele parar de latir e sentar para dar atenção para ele, você vai reforçar o comportamento de ficar quieto e isso vai se repetir nas próximas vezes que você chegar em casa.

Portanto, é importante entender que não é uma vez que você vai fazer isso com o seu cachorro e ele vai levar para o resto da vida, mas a cada momento com ele algum comportamento está sendo reforçado ou punido. Dessa forma, mesmo que ele comece a ficar bonzinho quando você chega, mas aí você opta por já ir brincando com ele e deixando ele agitado, pode ser que ele volte a latir quando você chegar porque você está reforçando esse comportamento de agitação. 

O mesmo vale quando seu pet te traz um brinquedo, se você começar a brincar com ele, você reforça o comportamento de ele trazer um brinquedo para você. Assim, se você não quer que ele fique levando o brinquedo para você em momentos aleatórios, é só ignorar quando ele trouxer o brinquedo. E quando ele estiver calmo no cantinho dele, e você decidir brincar com ele, leve o brinquedo e chame ele para brincar. Dessa forma, você vai reforçar esse estado calmo dele (entenda a importância de reforçar momentos calmos dele).

Condicionamento operante com a Dog’s Play

No dia a dia talvez seja mais fácil pensar só em como você vai reforçar ou punir o comportamento do cachorro, sem diferenciar em positivo ou negativo. Mas se você não dispõe do tempo para treinar, brincar e fazer companhia, pois precisa trabalhar diariamente, você pode contar com a Dog’s Play.

Em nosso daycare seu amigo vai ter companhia ao longo do dia, de humanos e de outros cães, e poderá se distrair com nossa rotina de atividades enriquecedoras tanto para o desenvolvimento físico quanto mental do seu pet.

Agende uma aula experimental agora mesmo e venha conhecer a melhor creche do bairro do Paraíso!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: