Como fazer a socialização do seu filhote?
A socialização é um processo fundamental para o desenvolvimento do filhote. Nesse processo, o adestrador deve expor o filhote a vários estímulos diferentes de forma gradual, positiva e sem traumas. Apesar do período ideal de socialização do seu filhote ser a partir da 4ª semana de vida até a 12ª semana. Ele pode se estender até a 16ª semana. Siga a leitura e acabe com a dúvida: como fazer a socialização do seu filhote?
o que é a socialização
Ao contrário do que muitos pensam, socializar não é fazer ele interagir com outros cachorros e pessoas, apesar de que isso também faz parte do processo. Ou seja, socializar consiste em associar todos esses estímulos novos, pessoas, barulhos, cachorros, pisos, lugares, cheiros com coisas boas. Sendo assim, a forma correta de fazer é reforçando positivamente após apresentar esses novos estímulos. Assim, ele vai associar esse novo estímulo com alguma coisa boa. Como por exemplo, uma brincadeira, um carinho ou petisco. Ao contrário da crença popular, socializar não é apresentar seu filhote para 100 pessoas antes dos 4 meses de vida. Até porque a principal parte dessa apresentação é a associação com coisas boas.
como fazer a socialização do seu filhote?
Sendo assim, a ideia é apresentar seu filhote a todos os estímulos que ele vai enfrentar durante a vida, mas aos poucos. E sempre com um reforço positivo. Veja alguns exemplos abaixo:
- Leve o seu filhote no colo para uma rua pouco movimentada durante o dia. Depois, você pode levar para uma rua que passa alguns carros, respeitando o tempo dele. Após isso, quando perceber que ele já se tranquilizou com essa nova situação, leve para uma mais movimentada. Como por exemplo, uma rua que passa alguns ônibus de longe e depois vai aproximando ele da avenida aos poucos. Assim, vai chegar um momento em que ele ficará completamente confortável em uma avenida cheia de barulho. Mas lembre-se que esse processo é gradual, ou seja, pode levar alguns meses.
- Outro exemplo, é para seu filhote. Ou seja, ao invés de levar ele para tomar banho direto no pet shop, deixe ele ir se acostumando com o toque dos equipamentos, barulho do secador de cabelo. Depois com o vento soprando na direção dele, com a água, e etc. Sempre aos poucos e com muitos reforços positivos.
estímulos para socialização
Manuseio do corpo - Ensine o seu filhotinho a aceitar diferentes tipos de toques.
Pessoas desconhecidas - altos, baixos, magros, crianças bebês, todo o tipo de pessoa.
Superfícies diferentes - pisos diferentes, grama natural, grama sintética, piso frio, etc.
Brinquedos diferentes - tente fazer ele brincar com tipos de brinquedos diferentes, não deixe ele brincando apenas com os dois ou três favoritos.
Lugares diferentes - Frequente diferentes lugares com seu pet. Como por exemplo, padaria, farmácia, parque, e etc.
Sons diferentes - Se o seu cão se acostumar com barulho de secador de cabelo, panelas caindo, buzina de carro, ele não vai se assustar com esse tipo de barulho futuramente.
Objetos que se movem rapidamente - Para a segurança deles é muito válido estimular ele a lidar com a presença de bicicletas, motos e carros e diferentes tipos de veículos.
Enfrentar desafios diferentes - Esse tipo de estímulo não só vale para a socialização do seu amigo, mas também para a saúde física deles. Ou seja, promova situações para ele subir, descer escadas, passar por uma ponte, etc.
Comer em recipientes diferentes - É sempre importante estimular a alimentação em diferentes tipos de pote, por exemplo, de plástico, alumínio, brinquedos recheáveis.
Comer em lugares diferentes - Não acostume seu amigo a comer em apenas um lugar, a não ser que isso faça parte da sua estratégia de educação. Portanto, teste alimentá-lo na cozinha, sala, hall do prédio e por aí vaí.
Interagir com outros cachorros - Apresente outros cães para seu amigo, sejam eles filhotes, adultos, pequenos e altos.
Ficar um tempo sozinho - De forma progressiva tente ensinar seu amigo de quem nem sempre ele terá companhia.
socialização com a dog's play
Lembre-se, faça todo esse processo de forma divertida e cheia de reforço. Evite ao máximo fazer o seu filhote passar por qualquer trauma ou medo porque isso vai influenciar no comportamento dele quando ele for adulto. Por fim, é mais fácil você dedicar um tempo agora para o seu filhote crescer bem e sem traumas do que ter que trabalhar futuramente problemas comportamentais.
E claro, conte com a Dog’s Play para socializar seu melhor amigo. Em nossa creche temos uma rotina de atividades diversificadas para estimular seu filhote da melhor forma. Além disso, possuímos puppy class para educar seu pet da melhor forma possível!
Entre em contato pelo formulário e saiba mais agora mesmo!
[…] do filhote com outros cães e pessoas, resultando em ansiedade social e comportamentos reativos. (Saiba como socializar seu […]
[…] do filhote com outros cães e pessoas, resultando em ansiedade social e comportamentos reativos. (Saiba como socializar seu […]