Indicativos de Câncer em Cachorros
Assim como nos seres humanos, ao encontrar um tumor em um cachorro se acende um alerta. Isso porque um tumor corresponde a um aumento de volume observado em qualquer parte do corpo. E normalmente, o crescimento do número de células no local indica esse volume. Entretanto, isso não significa que esse ser vivo está com câncer. Uma vez que ele pode ser benigno ou maligno (câncer). Entretanto, esse não é o único sinal que o corpo do seu pet pode dar a respeito da situação. Por isso, é muito importante que os tutores se informem e saibam como seguir após o diagnóstico. Conheça alguns indicativos de câncer em cachorros.
O que é um câncer?
Ele se caracteriza pelo crescimento desordenado de células do animal. Sendo assim, um tumor maligno se espalha para outras regiões do organismo, processo chamado como metástase. Já quando ele é benigno, o crescimento dessas células é mais ordenado e lento. E em geral não se espalha para outras regiões do corpo. Mas saiba que existe tratamento para o câncer em cachorro assim como diversos tratamentos bem-sucedidos. Apesar da doença ter uma fama bastante negativa, por necessitar de tratamentos delicados e de bastante apoio e carinho dos tutores..
Indicativos de câncer em cachorros
Há casos em que o câncer em cão é silencioso, ou seja, não apresenta sintomas. Por exemplo, o câncer que afeta o sistema linfático é um deles. Esse tipo de câncer não costuma manifestar dor. E dessa forma, acaba demorando para que os tutores observem algum sintoma. Por isso, é muito importante levar o pet regularmente a um veterinário, realizar exames laboratoriais e de imagem para identificação precoce dessas alterações.
Entretanto, o mais comum é que os diversos tipos de tumor em cachorro manifestam alguns sintomas específicos. E assim, possibilitam que o tutor identifique o comportamento diferente e encaminhe o pet o mais rápido possível a um hospital veterinário. Os sintomas de câncer em cachorro são muito semelhantes aos sintomas que aparecem nos seres humanos. Confira:
- Aumento dos linfonodos, em região de pescoço e axilas
- Fraqueza e apatia;
- Dificuldade em comer, evacuar, respirar e urinar;
- Sangramentos pelo corpo;
- Dificuldade na cicatrização;
- Inchaço pelo corpo;
Agora que você já conhece alguns dos sintomas de câncer em cachorro, é importante ressaltar que podem ser confundidos com qualquer outra doença.
Tipos mais comum de tumor em cachorros
Há vários tipos de tumores que podem aparecer em cachorros, veja alguns dos principais tumores malignos cutâneos:
Mastocitoma - Esse tipo de tumor aparece com mais frequência em boxers, bulldogs e pitbulls mais velhos. E infelizmente, em mais da metade dos casos de mastocitoma são malignos.
Carcinoma de células escamosas - Costumam aparecer no abdômen, nariz ou lábios em uma pequena área da pele ulcerada ou com uma crosta avermelhada. Esse tumor pode começar a sangrar conforme o avanço da doença, e causar bastante incômodo. Apesar de maligno, costuma se espalhar lentamente.
Melanoma - Refere-se a um grupo de tumores que podem surgir nas células que produzem a melanina. Além de aparecerem na pálpebra e boca, costumam ser malignos.
Tumores mamários - Já os tumores de mama em cachorro podem ser benignos ou malignos. E variam em tamanho, forma e consistência.
O câncer em cachorro tem cura?
A depender do tipo e em qual estágio está a doença, o câncer em cachorro tem cura sim. Inclusive, nos dias de hoje, existem diversos meios de controlar e tratar. Entretanto, depende de quando é feito o diagnóstico. E por isso, reforçamos a importância de fazer exames de prevenção regulares, e buscar o diagnóstico precoce. Além disso, há algumas formas de tratar câncer em cachorro. Confira:
- Cirurgia - Extração do tumor maligno com tratamento pós-cirúrgico para minimizar as chances do câncer retornar.
- Quimioterapia - Administração de fármacos (intravenoso ou oral) com o objetivo de controlar ou findar a multiplicação das células tumorais. Entretanto, como já se sabe, os efeitos colaterais são brandos. Por isso, é necessário o acompanhamento com exames laboratoriais.
- Eletroquimioterapia - Nova forma de tratamento, conhecida por ser menos invasiva e por tratar a doença com impulsos elétricos. Esses choques atuam localmente e matam as células tumorais.
- Imunoterapia - A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que tem como objetivo potencializar o sistema imunológico de maneira que este possa combater o câncer. Ainda se trata de uma modalidade terapêutica nova na medicina veterinária.
Como prevenir o câncer em cachorro?
Com o aumento da expectativa de vida dos nossos pets, também surgem doenças relacionadas à idade avançada, assim como ocorre com os seres humanos. Mas, a boa notícia é que a medicina veterinária evoluiu consideravelmente e hoje conta com uma área especializada: a oncologia veterinária.
Entretanto, a melhor forma de prevenção ao câncer é o diagnóstico precoce por meio das consultas de rotina, que podem evitar que problemas no organismo do animal se tornem um câncer. Além disso, também é importante controlar os fatores de risco, como: sol em excesso, má alimentação, obesidade, inflamações crônicas no organismo e falta de exercícios físicos. Então, que tal agendar um check-up com o Dr. Patas? Além de nossa clínica veterinária, compartilhamos espaço com a creche da Dog’s Play. Assim, os tutores podem cuidar da saúde mental e física do seu pet!
Agende agora mesmo uma consulta conosco e proporcione ao seu animal de estimação o melhor cuidado possível. 🐶🩺
[…] já mencionamos aqui no blog sobre o câncer em cães, o câncer caracteriza-se pela reprodução exacerbada de células que levam à formação de corpo […]