Musicoterapia no Reveillón
O Réveillon é um dos momentos mais esperados do ano, marcando o início de novas oportunidades e aventuras. Mas quem é tutor de pet sabe que há muita apreensão dos amigos peludos por causa da queima de fogos. Por isso, que tal tornar essa celebração ainda mais especial para seu pet com a musicoterapia? Saiba dicas de como usar a musicoterapia no Reveillón.
Benefícios da Musicoterapia
O final de ano pode ser estressante, entretanto a musicoterapia pode ser um caminho para lidar com isso. Isso porque ouvir música ajuda a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e promover um estado de calma. E se engana quem pensa que esses efeitos são observados apenas nos humanos. Ou seja, os pets também sentem os mesmos efeitos.
Sendo assim, a musicoterapia se trata do uso da música para facilitar a comunicação e atender às necessidades físicas, mentais, emocionais e cognitivas. E para os animais, além de atuar como um fator antiestresse é também uma forma de enriquecer a audição.
Os efeitos da musicoterapia
Para os cães, os passeios podem ganhar notas e acordes animados que acabam influenciando positivamente no comportamento do animal. Como por exemplo a música clássica, que pode ser usada com cães e gatos para melhorar a qualidade de vida. Além de ajudar a prevenir doenças, auxiliar na recuperação e tratamento.
Sendo assim, os diferentes estilos musicais podem provocar reações distintas nos pets. Por isso, cabe ao tutor, ou a quem acaba monitorando a rotina do pet, perceber qual o estilo preferido de cada um. E assim, proporcionar um maior conforto a eles. Por exemplo, músicas agitadas, com mais energia, tendem a agitar eles. Enquanto melodias calmas podem ajudar em momentos de descanso. Para nós da Dog’s Play, a musicoterapia não é nenhuma novidade. Isso porque nos momentos de descanso usamos a música para acalmar os pets, além da cromoterapia.
Musicoterapia no Reveillón
Portanto, para planejar sua celebração de Reveillón, lembre-se de incluir a musicoterapia como parte integrante do seu evento. Sendo assim, explique a situação para seus convidados e explique a importância da música para tranquilizar seu melhor amigo.
Outro ponto é que não basta deixar seu amigo sozinho o ano todo e/ou sem adestramento e esperar que por um milagre de Natal ele se comporte bem. Por isso, a creche é muito importante para os pets. Uma vez que ele faz esse trabalho tanto de socialização, mas também de adestramento. Assim, os animais sabem lidar melhor com o excesso de estímulos aos quais não estão acostumados.
Agende uma avaliação gratuita na Dog's Play, clique aqui para saber mais!
E que sua virada de ano seja repleta de música, alegria e harmonia, tanto para você quanto para seus queridos animais de estimação!