Vai viajar? Saiba como se programar com seu pet – Pet Shop no Paraíso
Para tudo na vida é importante se programar primeiro. Seja para encontrar alguém, viajar ou qualquer outra atividade. E por que com seu pet seria diferente? Portanto, é vital se organizar para que ele não fique muito tempo sozinho. Assim, surge a tarefa de achar alguém para ficar de babá ou deixar em algum hotel ou creche. Mas para evitar contratempos, é preciso se organizar. Até porque não adianta planejar toda a rotina da viagem, mas esquecer de planejar a rotina daqueles que amamos, não é? Saiba como se programar com seu pet.
Por que não deixar o pet sozinho?
Apesar de não existir uma orientação universal, há casos que exigem maior atenção. Sendo assim, não é aconselhável deixar seu pet sozinho por muito tempo. Os filhotes, por exemplo, precisam de supervisão. Isso porque além de serem bagunceiros, os pets bebês podem se colocar em risco ao ingerir um pequeno objeto ou até mesmo caindo de um móvel. Já os cachorros mais velhos, necessitam de outras atenções. Embora eles sejam tranquilos e passem longos momentos sozinhos tranquilamente, eles devem ter maior atenção. Especialmente se tiverem alguma doença ou problema de locomoção, por exemplo.
Além disso, os cachorros sentem falta da companhia do dono. Portanto, é importante ressaltar que deixar o pet sozinho em casa durante seu tempo de viagem pode trazer diversos problemas pro animal. Como por exemplo, uma anorexia, por não se alimentar enquanto estiver sozinho, não realizar suas necessidades fisiológicas, além dos riscos de acidentes domésticos, como morder fios de eletrodomésticos. Ainda assim há raças que precisam de uma dose de exercícios diária. E ficar sozinho em casa pode fazer com que eles apresentem depressão canina e outras complicações para a saúde dele.
Por quanto tempo posso deixar meu cachorro sozinho?
Conforme explica a doutora, não existe um tempo máximo recomendado. Cada caso vai depender da personalidade do cão e, principalmente, sua rotina. A veterinária explica que, o mais importante, é fornecer os estímulos corretos diariamente.
Dessa forma, o cachorro ficará mais relaxado e não terá problemas caso necessite ficar sozinho. “O que deve ser feito é sempre ter um tempo do dia para levar o animal para passear, gastar energia e brincar.”, explica a profissional.
“Isto deve acontecer diariamente. Os pets precisam ter um tempo junto ao tutor para socializar e amenizar o estresse”.
Ou seja, além de ser uma delícia se divertir com seu companheiro de quatro patas, isso ainda contribui para a sua saúde. Por isso, não economize na hora de lazer e aproveite o máximo que puder!
E se eu deixar com um amigo (a)?
Se durante sua viagem você optar por deixar o seu pet com algum amigo, faça a escolha com calma. Isso porque a pessoa deve ser de confiança, além de verificar se há outros animais na casa, para prevenir doenças. Ou seja, se tiver um outro animal, é importante verificar que ele esteja devidamente vacinado, vermifugado e se faz uso de antiparasitário. Outra dica importante é deixar o contato do médico veterinário do pet para qualquer imprevisto.
Ainda assim, se por algum motivo você ou a pessoa que está de babá do seu amigo precisarem sair, é importante se atentar ao ambiente. É a prática chamada de enriquecimento ambiental que já é bastante difundida no meio pet. Sendo assim, é importante dispor de diversas atividades para o pet se entreter e não sentir tanto a ausência de seu tutor. Portanto, procure deixar o ambiente espaçoso, iluminado, ventilado, com brinquedos para ele se distrair e com a quantidade ideal de ração e água.
Day Care - Creche para pet
Outra opção para pais de pet viajantes são os hotéis ou creches. Inclusive, as creches são uma ótima saída para quem trabalha fora e não quer deixar o melhor amigo sozinho. Assim, o cachorro já passa a conhecer a rotina do ambiente. E não sofre muito com as mudanças que possam existir durante a viagem do tutor.
Outro ponto importante é a experiência de socialização proporcionada ao cão. A fim de evitar alterações comportamentais, agitação, ansiedade e estresse, é importante pesquisar a creche ideal para seu pet. Até porque quando chegar a hora da sua viagem, ele já vai estar adaptado com o ambiente e com as companhias de lá.
Na Day Care da Dog’s Play seu pet pode usufruir de um ambiente acolhedor com brincadeiras e especialistas em comportamento canino. Além disso, os cães possuem momentos de descanso e fazem cromoterapia ajudando a equilibrar o corpo no aspecto emocional, mental, físico e espiritual. Com nossa avaliação gratuita você pode conhecer o espaço e saber como seu amigo se adapta ao local.
Quer saber mais? Preencha o formulário ou fale pelo WhatsApp para agendar uma avaliação!