Saiba mais sobre depressão canina – Pet Shop no Paraíso

Artes Blog Dog's Play (1)

Já sabemos que os cachorros podem alegrar o dia de qualquer um. Alguns são brincalhões, outros mais quietos, eles sempre arranjam um jeito de nos animar. Mas nem sempre é fácil fazer o inverso, até pela falta da comunicação verbal. E isso justamente dificulta o diagnóstico de algumas doenças, por exemplo. O caso é pior ainda se é uma doença silenciosa como a depressão. Uma vez que ela já é difícil de ser identificada e diagnosticada em humanos, que se comunicam. Portanto, é importante se atentar à saúde mental do seu pet. Saiba mais sobre depressão canina.

Por que o cachorro tem depressão? 

Não é preciso explicar que cachorros possuem sentimentos, certo? Portanto, o seu pet pode sentir muitas felicidades, assim como tristezas. Antes de tudo, é importante diferenciar o temperamento padrão do seu cão de algum momento triste ou difícil que ele possa atravessar. Há casos em que o animal pode ter uma grande dependência emocional em relação ao tutor, e isso pode influenciar. Uma vez que são muito empáticos, o pet pode perceber seu tutor triste e acabar refletindo o comportamento. Neste caso, ressalta-se a importância de cada um também estar em dia com sua própria saúde mental e estado de espírito. Já que por sentir demais, esse pode ser um dos motivos de seu cão estar deprimido. 

Porém há muitas outras causas também. Conheça algumas causas de depressão canina:  

- Mudança de casa ou no ambiente;

- Morte ou ausência de um membro da família ou pet próximo;

- Maus-tratos, assim como um adestramento inadequado, por meio de punições;

- Longos períodos sem passeio, presos especialmente em espaços pequenos;

Sintomas da depressão canina

As mudanças no comportamento do animal influenciam diretamente na saúde mental e física, apontando que a depressão canina é um problema gravíssimo. Já que a partir disso, outros problemas psicológicos e físicos podem ser desencadeados. Como emagrecimento, a falta de alimentação e atividade física.

Mas antes de tudo, é importante lembrar que cada indivíduo é único. Então diversos fatores entram na discussão. Assim, enquanto algumas raças são famosas por serem hiperativas, como o Border Collie, Labradores, Goldens, Spitzies, por exemplo. Já outras, como o Bulldog Inglês, Pug, Basset Hound e São Bernardo são conhecidas por serem preguiçosas.  

Além da raça, cada cão pode ter seu próprio temperamento, assim como nós humanos. E isso pode ser influenciado por fatores como idade, adestramento e local de convívio. Portanto, conhecer a personalidade do seu pet é importante para reconhecer a depressão em cachorro. Entretanto, há outros sinais, tais como:

- Perda de apetite e de peso; 

- Recusa em brincar com tutores ou outros pets;

- Bocejos frequentes, exaustão ou cansaço excessivo;

- Mutilação nas caudas e patas e coceiras frequentes e sem motivo;

- Isolamento;

- Agressividade repentina;

- Olhar perdido e triste;

- Lambedura excessiva (principalmente do focinho);

Contudo, é válido ficar atento a esses sinais, já que eles podem apontar outros problemas de saúde, como artrite, infecções e dores. Por isso, é importante a visita periódica ao médico-veterinário.

Diagnóstico, tratamento e prevenção da depressão canina

Antes de tudo, o veterinário deve sempre ser consultado, já que ele que tem a capacidade de diagnosticar e possivelmente prescrever remédios para o tratamento. 

Além disso, com um veterinário é possível realizar uma série de exames para avaliar outros possíveis problemas.

Assim, há medidas simples que podem não só tratar, mas também prevenir a depressão canina. Conheça algumas:

- Fazer companhia para seu cachorro, além de passar um tempo com ele, isso é uma demonstração de afeto e carinho.

- Passeios são fundamentais para a saúde física e mental do seu melhor amigo também.

- Enriquecimento ambiental é uma das chaves também, por meio de interações, conversas, brincadeiras e desafios com petiscos como recompensa também ajudam a melhorar o humor do seu pet. Assim como música ou TV ligada, que podem ajudar a sensação de companhia para seu pet.

Uma vez que o tédio e a frustração andam junto com quadros de ansiedade canina e depressão, a Dog’s Play pode ser a solução para revolucionar a rotina de seu pet. Em nosso espaço criamos um ambiente acolhedor com brincadeiras e especialistas em comportamento canino. Além disso, os cães contam com momentos de descanso e fazem cromoterapia que ajuda a equilibrar o corpo no aspecto emocional, mental, físico e espiritual. 

Quer saber mais? Preencha o formulário ou fale pelo WhatsApp para agendar uma avaliação gratuita! 🐾🐾

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe:

2 comentários

  1. […] são muito leais a seus donos e costumam segui-los como uma sombra pela casa. Por isso, sentem falta do tutor quando ficam sozinhos. Nesse sentido, as creches são uma excelente opção para eles. Saiba as […]



  2. […] no lugar certo, principalmente quando filhotes. Por outro lado, em casos onde o cão sofre de ansiedade de separação, o xixi é a forma que ele encontra de mostrar sua insatisfação e receber atenção da família. […]