Saiba se seu gato precisa de banho – Clínica Veterinária no Paraíso

saiba-se-seu-gato-precisa-de-banho-dr-patas-blog

Já virou até ditado popular que alguém vai tomar um "banho de gato", se referindo a alguém que evita o contato com água e as demais características que envolvem um banho. Mas afinal, gatos podem tomar banho? Devem tomar banho de fato? A fim de esclarecer essa dúvida, o Dr. Patas preparou esse material para acabar com os questionamento. Saiba se seu gato precisa de banho.

Pra que me molhar? 

Os gatos são uma espécie com um olfato bastante desenvolvido. Até por isso, evolutivamente eles se adaptaram para eliminar cheiros com maestria, a fim de não denunciar seu local aos seus predadores. Por falar em cheiro, eles possuem feromônios na pele. Essas substâncias químicas são produzidas pelo próprio corpo e estão relacionadas com a sensação de bem-estar e com a própria identidade do animal, através do cheiro. Por isso, é comum que eles se lambam após o banho. Pois é uma tentativa desesperada de repor os ferormônios perdidos. Além disso, as lambidas são uma forma de "autolimpeza". E quem tem gato sabe bem como a língua deles pode ajudar nesse intuito. Pois eles possuem uma língua muito áspera e isso ajuda na higiene felina. Portanto, a língua consegue retirar pêlos mortos e impurezas do corpo do animal. Entretanto, se seu pet estiver se lambendo demais, o ideal é procurar um médico veterinário. Doenças e parasitas, como pulgas e carrapatos, causam incômodos que levam às lambidas excessivas e isso pode resultar em consequências mais graves para a saúde do bichano.

Gatos não gostam de banho e nem de água

Assim como qualquer outro animal, tudo vai variar de acordo com o costume. Assim, como os gatos geralmente não tomam banho, eles não estão acostumados com a água.Então, pode ser uma experiência cansativa e estressante para ele. Mas vale ressaltar que apesar desse comportamento, um gato pode entrar na água em casos necessários. Por exemplo, para caçar ou atravessar um rio. Sendo assim, estudos apontam que apresentar o gato desde filhote faz com que ele se acostume melhor com essa experiência. Facilitando assim, futuros banhos na vida adulta. Neste caso, o indicado é que essa adaptação aconteça a partir dos dois meses de vida do animal. 

Afinal, o gato precisa de banho? 

A resposta simples para isso é: ele não precisa, mas o banho em baixa frequência é recomendado. Portanto, médicos veterinários recomendam que o felino tome um banho de vez em quando, para fazer uma limpeza mais profunda e retirar impurezas acumuladas. Especialmente, se o gato é "bicho solto" e costuma dar suas voltas pelo bairro ou pela área que ele vive. Isso porque a sujeira do ambiente em que ele circula pode aderir à pele e ao pelo e assim acaba gerando coceiras, que podem desencadear problemas dermatológicos. Ainda assim, a água e o shampoo podem ser bem-vindos em casos específicos. Por exemplo, nos casos de tratamento de doenças de pele.

Então, se você pretende dar banho no seu amigo de sete vidas, atente-se a esses cuidados:

- Água deve estar sempre morna: isso não só facilita o contato para o pet, que prefere um banho mais quentinho, como evita doenças e infecções; 

- Cuidado com os produtos escolhidos para o banho. O gato é muito sensível a cheiros. Assim, os produtos podem não só estressar o animal, assim como "roubar" o cheiro dele, que para ele é uma identidade própria.

Outras dicas de limpeza

A escovação diária dos pelos do seu bichano é algo fortemente recomendado por veterinários. Com essa prática, a pelagem fica mais bonita, além de evitar a formação de bolas de pelos, reduzindo a necessidade de banhos. Entretanto, vale ressaltar que esse é um hábito que deve ser incentivado desde filhote. Assim, como o banho, o animal acaba se acostumando com a rotina e de quebra ainda ganha um carinho. Para gatos muito peludos, a tosa é uma alternativa ao banho. Enquanto isso, o "banho de gato" já pode ser o bastante para os gatos de pelo curto. 

Agora se seu amigo não conseguir escapar de um banho, é importante ir ao local adequado e preparado para recebê-lo. O centro de estética da Dr. Patas conta com profissionais preparados para realizar banho e tosa em seu pet ou qualquer atendimento estético. Usamos os melhores produtos na área estética e equipamentos qualificados para cada tipo de procedimento. Além da tranquilidade oferecida por termos supervisão veterinária durante todo o processo. 

Agende agora mesmo um banho e tosa, entre em contato pelo WhatsApp ou preencha o formulário!

Preencha o formulário abaixo para agendar!

Escreva o seu nome.
Informe um endereço de e-mail válido.
Informe um telefone válido.

Compartilhe: